Vigiagua apresentou resultados em reunião anual

O Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), realizou reunião anual, no último dia 21 de junho, em Porto Alegre, para apresentar os resultados do trabalho da equipe no ano passado e as metas e os indicadores para 2018. Participaram da atividade os coordenadores regionais do programa, técnicos dos Laboratórios Central(Lacen) e Regionais do Estado e palestrantes convidados. Durante o evento, ocorreu o acolhimento de novos servidores do quadro: engenheiros químicos, farmacêutica e médica veterinária.

A equipe técnica do Vigiagua apresentou as principais ações desenvolvidas no estado. O programa abrange todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Na pauta da reunião estavam:
- Apresentação das ações realizadas pela equipe na investigação do surto de Toxoplasmose em Santa Maria;
- Inspeções sanitárias;
- Hipoclorito de Sódio;
- Vigifluor;
- Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL);
- Prosan e Subprograma Estadual de Melhoria da Qualidade da Água para consumo humano em Municípios com situação de Risco à Saúde (SubPemQA);
- Comitês de Bacias Hidrográficas;
- A Semana Estadual da Água, que nesse ano o tema será: Água segura = Vida saudável = Esgoto tratado, água protegida;
- Relatos de participantes do Fórum Mundial da Água realizado em Brasília em março deste ano;
- Debates de ações articuladas com outros parceiros, entre eles Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS) e Secretaria Estadual da Educação.

Seminário Estadual Água e Saúde

O 2º Seminário Estadual Água e Saúde ocorrerá no dia 15 de agosto no Auditório da Emater, em Porto Alegre. O evento é uma iniciativa conjunta do Programa Vigiagua e da ABES/RS. O objetivo é consolidar um fórum de excelência no estado para divulgar e promover o debate sobre os avanços e os desafios que a sociedade obteve ou enfrenta relativos à água que consome.