Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Coordenadorias Regionais trabalham para garantir a transferência de pacientes em municípios atingidos pelas chuvas

Publicação:

Card Saúde
Card Saúde

Com municípios ilhados pelas chuvas, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES) estão atuando junto a direção central para encaminhar pacientes a outras regiões e garantir o atendimento e acesso à saúde. 

Na quinta-feira (02/05), foi o caso de 23 pacientes de Caçapava do Sul e sete de Encruzilhada do Sul, que fariam hemodiálise em Cachoeira do Sul, mas precisaram ser atendidos no Hospital Universitário São Francisco de Paula em Pelotas, pois Cachoeira não tem acesso rodoviário.  “Além disso, os nossos municípios da região Centro Serra, como Sobradinho e Arroio do Tigre, só possuem saída para a região de Cruz Alta”, explica o coordenador da 8º CRS, com sede em Cachoeira do Sul, Júlio Lopes. 

Situações mais urgentes como hemodiálises e partos estão sendo a prioridade nas regiões mais afetadas pelos eventos climáticos, explica a coordenadora da 16º CRS, com sede em Lajeado, Rafaela Fagundes. “A maioria dos municípios da região só tem acesso aéreo e priorizamos os casos mais graves, também estamos buscando informações junto aos municípios, mas a comunicação está muito difícil”. Os municípios têm registrado oscilações nas redes de internet e telefonia, o que dificulta a comunicação.  

“Na tarde de hoje (03/05) estamos terminando a transferência por helicóptero de sete pacientes de hemodiálise de Candelária para Santa Cruz do Sul, esses pacientes ficarão até que se seja restabelecido o transporte rodoviário para Candelária. Também estamos organizando o transporte aéreo de três pacientes de Sinimbu para Santa Cruz”, explica a coordenadora da 16ª CRS, com sede em Santa Cruz do Sul, Mariluci Reis. 

As cidades no momento em melhores condições e que não estão ilhadas, como Cruz Alta, estão recebendo pacientes de hemodiálise de outras regiões do Estado. “Recebemos pacientes da 8ª e da 4ª CRS (sede em Santa Maria) e isso tem ampliado a demanda por insumos, por isso estamos organizando a logística para garantir que não falte medicamentos”, explica a coordenadora da 9ª CRS, Jussara Daltrozo Gutierrez. 

Na quinta-feira (02/05), a 1ª CRS, com sede em Porto Alegre, já havia atuado na remoção de 11 pacientes de saúde mental dos hospitais de Rolante e Três Coroas – que estão fechados - para Taquara, São Francisco de Paula e Esteio. O hospital de Parobé recebeu ainda 27 pacientes clínicos de Rolante e Três Coroas. Em Guaíba, foi está sendo aberto um novo turno no final da tarde de hoje no Hospital Regional Nelson Cornetet para 11 pacientes de São Sebastião do Caí, nove de Capela de Santana. Uma paciente grave necessitando de hemodiálise foi transportada ontem de Eldorado do Sul para Guaíba, onde foi estabilizada e já está recebendo o tratamento. 

Secretaria da Saúde