Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde Estadual promove Olimpíadas do Samu

Publicação:

Nesta manhã (19), a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), promoveu a 1ª Olimpíada do Samu/RS que avaliou a eficácia das equipes que prestam este tipo de atendimento em simulação de situações reais. Os participantes competiram em quatro estações práticas, dando o atendimento de cenários pré-estabelecidos. Foram 17 equipes de suporte básico (condutor e técnico de enfermagem) e 11 de suporte avançado (condutor, médico e enfermeiro). O evento ocorreu no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

 

De acordo com a coordenadora estadual das urgências e emergências, Marcela Souza, "o atendimento pré-hospitalar é fundamental para salvar vidas, reduzir riscos de uma vítima e agir com rapidez na eliminação de danos graves nas situações que envolvem traumas", afirma. Há uma necessidade constante em qualificar os profissionais que atuam neste atendimento, assim como preparar os setores de emergência e urgência das unidades da rede de saúde.

 

 

Funcionamento do Samu

 

 

O atendimento é feito através do número 192. O telefonista auxiliar de regulação médica acolhe a solicitação e registra o nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente a ser atendido, sexo, idade, queixa e o fator causador da chamada. A ligação é transferida ao médico regulador, que avalia a gravidade da situação a partir das informações dadas pelo solicitante. É importante responder com objetividade às perguntas feitas pelo médico, como, por exemplo, se respira, se está consciente, se tem ferimentos visíveis.

 

O médico decide pelo envio do recurso (ambulância de suporte básico ou avançado UTI) se for necessário o atendimento do Salvar/Samu no local, considerando a necessidade e ofertas disponíveis dentro do território de abrangência do programa. A comunicação entre as equipes é realizada através de rádio com a Central de Regulação, informando os dados averiguados no local da ocorrência para o hospital ou pronto-atendimento de emergência mais próximo.

Secretaria da Saúde