As Secretárias Arita e Ana Costa conversam com Meriana e mais um homem. Ao fundo, um funcionário acompanha a reunião. Todos estão sentados atrás de uma mesa em formato de U. No telão a frente, tá passando uma vídeoconferência.
Secretaria da Saúde destina R$ 450 mil para obras no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário do Sul - Foto: Guga Stefanello - SES/RS

Foi assinada nesta segunda-feira (05/12), uma portaria do Programa Avançar na Saúde que viabiliza a transferência de R$ 450 mil, do Governo do Estado, ao Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul. O recurso destinado ao hospital tem como objetivo a execução de obras na unidade de hemodiálise.

A secretária Arita Bergmann, que representou a Secretaria da Saúde (SES) no ato de assinatura, destacou a importância do Programa Avançar para as instituições hospitalares. “O Avançar olha para os hospitais que fazem atendimento em áreas especializadas como a hemodiálise, o Governo do Estado já havia destinado um recurso para compra de equipamentos, agora contribui para melhorar qualidade do serviço”. Em janeiro de 2022, um repasse de R$ 1,7 milhão do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou os serviços de hemodiálise em municípios da região da Fronteira. Na oportunidade, o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário do Sul, foi contemplado com R$ 400 mil, para a compra de seis equipamentos de hemodiálise.

Sorrindo, Secretária Arita mostra um documento.
Secretaria Arita no ato de assinatura da portaria que destinou o recurso para hospital de Rosário do Sul - Foto: Guga Stefanello - SES/RS

Para o prefeito de Rosário do Sul, Vilmar de Oliveira, o recurso vai auxiliar o hospital e a saúde pública na região. “Com a adequação necessária será possível oferecer uma qualidade melhor de atendimento”, reconhecer Oliveira.

Também participaram do ato de assinatura, que aconteceu de forma online, o provedor do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, Agripino de Azambuja Oliveira, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Guilherme Ribas, a coordenadora adjunta da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Andréia Carneiro Gonçalves, além da representação do gabinete do deputado estadual Frederico Antunes.