Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

S.O.S Imama realiza I Seminário e apresenta resultados da rede de apoio ao diagnóstico ágil

Publicação:

De pé, a Secretária Ana Costa discursa, segurando o microfone. Ao seu lado, sentados, três mulheres e um homem. Atrás do púlpito, de pé, um homem. À frente, a plateia assiste sentada.

O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama/RS) realizou nesta sexta-feira (02/12), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) o I Seminário do S.O.S Imama. O evento ocorreu no auditório Alceu Collares da Famurs, em Porto Alegre e contou com a participação de profissionais de saúde da Região do Pampa e do Vale do Gravataí, secretários de saúde, parceiros do instituto e voluntariado. 

A Secretária Adjunta da Saúde, Ana Costa, integrou a mesa de abertura do seminário e falou sobre desafio que é cuidar das pessoas. “O Rio Grande do Sul tem uma taxa de incidência de câncer de mama maior que o Brasil. Ainda somos o 4º estado com mais mortes por esta causa no comparativo nacional. É preciso manter o monitoramento e evoluir para ações concretas, definindo o que vamos fazer daqui para frente em cada território”, justificou ao explicar que o projeto prioriza criar rede de apoio ao diagnóstico ágil em regiões mais fragilizadas. 

A Presidente do Imama, Maira Caleffi, salientou que é necessário ter mais oncologia na atenção primária, porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. “Uma das nossas bandeiras é que o fluxo de atendimento funcione e que a jornada da paciente seja mais tranquila e eficaz. É necessário levar a dimensão do câncer para o posto de saúde em vez de esperar diagnósticos tardios com estadiamento avançado”, reforçou. 

O vice-presidente do Cosems, Cacildo Goulart Delabary, lembrou a parceria entre a gestão estadual e municípios. “As políticas públicas só se fortalecem quando todos participam. Importante destacar que o diálogo permanente nos trouxe até aqui. Vamos seguir construindo pontes com cada município e demais atores e instituições”, almejou o vice-presidente. 

Também compuseram a mesa de abertura a representante da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde - Bagé, Lúcia Vieira, e a gerente de Prevenção e Promoção em Saúde do IPE Saúde, Sâmara Raissa Schmidt Aguiar.  

A Coordenadora de Projetos do Imama, Rita Cunha, apresentou o levantamento de dados com especificidades de cada região e com ênfase nas mudanças de paradigmas que ajudarão a consolidar as redes de apoio. “O contato direto nas comunidades faz toda a diferença. É na atenção primária que acontece o diagnóstico precoce, o encaminhamento, acompanhamento e fortalecimento de cada usuária dentro do sistema e dentro do ambiente familiar”, declarou.  

Sobre o projeto 

O S.O.S Imama visa desenvolver a atividade de mapeamento dos serviços de saúde disponíveis em cada município, direcionado pela Secretaria Estadual de Saúde, no que diz respeito ao câncer de mama. Após esse primeiro esforço, há a realização de uma ação capacitadora visando qualificar de forma técnica os profissionais e agentes de saúde das regiões mapeadas, de acordo com os padrões estabelecidos pela SES-RS. Dessa forma, fica assegurada a manutenção de uma rede de apoio que garanta o atendimento adequado para pacientes que necessitam do acesso à saúde. 

Texto: Mariana Ribeiro

Secretaria da Saúde