Estado programa ações emergenciais para população indígena

WhatsApp Image 2023 01 26 at 18 48 30

A Secretaria da Saúde (SES), de Assistência Social (SAS) e de Desenvolvimento Rural (SDR) em reunião nesta quinta-feira, (26/01), com prefeitos, lideranças indígenas, gestores de saúde e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde definiram ações emergenciais a serem realizadas em comunidades indígenas do norte do Rio Grande do Sul. A reunião teve decorrência da necessidade de atenção às populações indígenas do Polo Base Guarita, que conta com cerca de 8 mil pessoas. Atualmente apenas um médico, cuja responsabilidade de contratação é da Sesai, atua na área pertencente ao município de Redentora, onde residem 6 mil indígenas. A expectativa da Sesai é contar com quatro médicos até o mês de março, mas o ideal, segundo o próprio órgão federal, é que as populações indígenas contassem com nove médicos.

Atendimento às gestantes
Os prefeitos se comprometeram a garantir os exames pré-natais e o transporte para todas as gestantes indígenas. Em casos onde há necessidade, será oferecido auxílio do Telessaúde. Na avaliação da secretária Arita Bergmann, a reunião teve o objetivo de dar respostas concretas as demandas urgentes das comunidades indígenas. “Estamos aqui enquanto governo do estado, na presença dos prefeitos e das lideranças indígenas, para ouvir as demandas e efetivamente contribuir com as soluções e para efetivamento atender as necessidades emergenciais da população da aldeia indígena”, defende a secretária.

Será realizada a avaliação de todas as gestantes indígenas com estratificação de risco, oferecendo atendimento no Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela e apoio do Telessaúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

WhatsApp Image 2023 01 26 at 18 48 31
- - Foto: José Luis Zasso/Divulgação SES

Cestas básicas e caixas d’água
Ainda como encaminhamento da reunião, será realizado um levantamento das demandas emergenciais das comunidades indígenas para cestas básicas e da instalação de caixas d’água, para que possam ser atendidas, respectivamente, pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A compra emergencial de caixas d’água, e também de medicamentos, foi autorizado a ser realizada com recursos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS).

“Chamamos para nós a responsabilidade de forma emergencial, enquanto os demais órgãos responsáveis pelos serviços se organizam para atender as demandas das populações indígenas”, explica a secretária Arita Bergmann. Será realizada uma articulação com a Corsan e a Defesa Civil do RS para oferecer o abastecimento de água, e uma integração com a SDR para verificar a possibilidade de abertura de poços artesianos.

Segundo o cacique Joel Ribeiro de Freitas, as comunidades irão começar imediatamente a levantar os dados de necessidades a serem encaminhados aos órgãos estaduais. “Ficamos muito gratos pela Secretaria da Saúde abrir as portas para nós e ouvir nossas necessidades”, falou o cacique. Os dados levantados serão encaminhados pelas prefeituras até a quarta-feira, 01/02. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde deve estar no Polo Base Guarita, já na segunda-feira (30/01) para iniciar a organização das ações emergenciais em saúde.

Além de Arita, estavam presentes o secretário de Assistência Social, Roberto Fantinel e o diretor da SDR, Mauricio Neuhaus, os prefeitos Rosemar Sala, de Tenente Portela, e Denílson Machado da Silva, de Redentora, o cacique Joel Ribeiro de Freitas e a psicóloga indígena Priscila Goré Emílio, responsável pelo Polo Básico Guarita, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e outras presenças.