Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Funcionários da 14 ª CRS realizam sonho de Natal

Publicação:

Sensibilizados com a campanha Natal Solidário dos Correios, funcionários da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Rosa, entregaram presentes a uma família residente no bairro Planalto nessa quinta-feira, dia 21 de dezembro.

Ao selecionar a carta na Agência dos Correios de Santa Rosa, a funcionária da Fundação Nacional de Saúde, cedida à 14ª CRS, Dorli Schmidt, nunca imaginou que o presente se tornasse tão grande e diversificado: com brinquedos, roupas e calçados novos e usados, gêneros alimentícios e até dinheiro suficiente que rendeu a compra de 8kg de carne, frutas, pão, leite e até panetones para a família. Dorli conta que pela primeira vez viu a reportagem sobre o Natal Solidário dos Correios e dirigiu-se à agência quando leu algumas cartas e ficou emocionada com a escolhida pois, enquanto a maioria pedia brinquedos ao Papai Noel; a carta de uma adolescente de 17 anos desejava roupas usadas e alimentos para ela, os seis irmãos e os pais. Ao chegar ao trabalho, com a carta na mão, não conteve as lágrimas e pediu ajuda a todos os colegas que, solidários, foram trazendo, durante uma semana inteira, os donativos, inclusive comprados adequadamente para a idade de cada familiar de 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17 anos e para os pais.

A entrega foi feita nessa quinta-feira pela manhã. Dorli pediu ajuda a vários colegas e um deles, vestido de Papai Noel, entregou os presentes e fez recomendações carinhosas aos pequenos. Para Dorli, esse período de Natal traz consigo um consumismo exagerado, um certo individualismo, mesmo que despercebido, ao mesmo tempo em que há muitas pessoas passando fome. Mas, com um gesto simples, todos podem ajudar a minimizar as dificuldades dos seus semelhantes. "Se essa ajuda não puder ser material, disse ela, podemos ajudar as pessoas no dia-a-dia relacionando-nos de forma mais afetuosa, seja na fila do banco, no simples caminhar na calçada sem olhar com discriminação para os demais, através de um sorriso, um olhar de atenção e até uma palavra de conforto. Tudo isso nos torna mais generosos e, aos poucos, a consciência coletiva repercute numa cidade mais fraterna e aprazível de viver."

Secretaria da Saúde