Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES adverte: calor exige maior cuidado com a conservação dos alimentos

Publicação:

Com o calor, típico da época, os cuidados em relação ao consumo de alimentos devem ser redobrados. As altas temperaturas aumentam a proliferação de microrganismos tanto patogênicos (que causam doenças) como os deteriorantes (que estragam os alimentos), exigindo dos consumidores especial atenção para uma alimentação segura. Produtos como carne, leite e ovos exigem refrigeração, e as frutas e legumes, quando refrigeradas, têm maior tempo de vida útil. Além disso, também devem ser observados os prazos de validade, informações nutricionais, se há procedência do fabricante, instruções de uso, de preparo, e período de consumo após aberto. O alerta é do químico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Bruno Hoernig. O órgão concluiu nesta semana mais um curso de capacitação para fiscais municipais, intitulado Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. O evento foi realizado na 11ª Coordenadoria regional de Saúde, com sede em Erechim, com 40 horas/aula, destinado aos fiscais sanitários municipais.

 

Em relação aos alimentos servidos em buffets, os técnicos do CEVS alertam que estes devem apresentar temperaturas ao redor de 70 graus, sendo que o banho-maria deve estar em torno de 80 graus, para que o alimento seja considerado seguro. Nas residências, os alimentos cozidos devem estar aquecidos ou então estar sob refrigeração, jamais à temperatura ambiente. A maionese a ser utilizada deve ser de preferência industrializada, pois apresenta menor risco de contaminação que a caseira. As crianças com até seis meses, que ainda mamam no peito, devem continuar recebendo apenas o leite materno. Para as crianças maiores, devem ser oferecidos líquidos com mais frequência, no verão, de preferência sucos ou água, e principalmente durante ou após exposição ao sol ou atividade física. A regra também vale para os demais.

 

Em 2006 foram realizados oito cursos, ministrados por técnicos do CEVS, resultando na capacitação de 250 pessoas. Com isso, está sendo qualificado o trabalho de fiscalização dos serviços de alimentação, restaurantes, padarias e lancherias. O enfoque do curso é a preparação de alimentos inócuos (seguros) para a população, aspectos de contaminação em alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene e saúde dos colaboradores, projetos de prédios e instalações e controle de segurança. Reclamações quanto à qualidade dos alimentos podem ser feitas pelo e-mail dvs@saude.rs.gov.br, ou nas secretarias de Saúde dos municípios.

Secretaria da Saúde