Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Conselho Estadual de Saúde empossa novos membros e elege mesa diretora

Publicação:

Conselheiros e conselheiras da mesa diretora eleita estão atrás de uma mesa de madeira, aplaudindo. Ao centro, a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, segura o microfone. Ao lado, está a presidente do Conselho, Inara Ruas, assinando a ata de posse. Uma bandeira branca e azul do SUS está pendurada para frente da mesa. Uma bandeira amarela e preta do Movimento Negro Unificado está sendo segurada nas mãos de dois conselheiros. Ao fundo, uma parede cinza e um banner azul do Conselho Estadual de Saúde. A foto tem uma mulher negra e todas as demais são brancas.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18/04), tomaram posse os conselheiros e conselheiras que irão assumir o mandato 2024/2028 do Conselho Estadual de Saúde (CES). Na mesma solenidade também foi eleita a nova composição da mesa diretora do CES (mandato 2024/2026). A ata de posse foi assinada pela secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, formalizando a nomeação dos titulares e suplentes das entidades representativas. 

Comemorando três décadas de atuação em 2024, o Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, que tem como funções formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde. Para a eleição da nova mesa diretora, foram escolhidos quatro conselheiros do segmento usuários, dois do segmento trabalhadores e dois do segmento gestor/prestador. Foram eleitos para a mesa: 

  • Presidente: Inara Beatriz Amaral Ruas, do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (representante segmento trabalhadores em saúde) 

  • Vice-presidente: Itamar Silva dos Santos, da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (representante segmento trabalhadores em usuários) 

  • Representante segmento usuários: Alair Rosinete Silva Simão, do Movimento Negro Unificado 

  • Representante segmento usuários: Alfredo Elenar Rodrigues Gonçalves, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul 

  • Representante segmento usuários: Jaime Braz Bianchin Ziegler, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil 

  • Representante segmento trabalhadores em saúde: Célia Machado Gervásio Chaves, do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Sul 

  • Representante segmento gestor/prestador: Ana Lúcia Costa, da Secretaria Estadual da Saúde 

  • Representante segmento gestor/prestador: Maria Celeste de Souza da Silva, do Ministério da Saúde 

A secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, lembrou a conquista da Lei 15.971/2023, que redefiniu a forma de composição do colegiado, possibilitando a renovação de entidades e a ampliação da representatividade do órgão. Em 30 anos de história, o Conselho Estadual de Saúde se tornou referência nacional de mobilização do controle social. Me sinto emocionada de testemunhar, enquanto gestão, esse ato histórico de ver a representação dos segmentos por meio do voto como escolha livre. Nós que criamos o conselho, se continuamos aqui até hoje é porque acreditamos na saúde pública”, declarou ao desejar sucesso para os novos conselheiros. 

Conselheiros e conselheiras levantam as placas com o nome dos movimentos sociais e entidades que representam. A sala está lotada e tem bandeiras dos movimentos em vários pontos. A Secretária de Saúde, Arita Bergmann, está ao fundo, segurando a ata de posse.
Conselheiros recém empossados celebram o novo mandato. Secretária de Saúde, Arita Bergmann, está ao fundo, com a ata de posse. - Foto: Marcelo Bernardes/SES

Claudio Augustin, que deixa o cargo de presidente, participou da cerimônia de forma online e relembrou os anos de luta para que o conselho pudesse alcançar a representatividade almejada. “É um dia histórico, simbolizado por muita luta para que fosse possível trazer maior representação da sociedade. O Sistema Único de Saúde é uma luta justa, reconhecido no mundo pela sua importância, tanto que salvou milhares de pessoas da covid-19 durante a pandemia”, afirmou o ex-presidente do CES. 

A presidente eleita, Inara Ruas, agradeceu pelos anos em que esteve na vice-presidência. “Tempo de muito aprendizado. Muita felicidade e muito orgulho de integrar esse processo de participação social. Estou muito orgulhosa da primeira eleição direta deste Conselho e com uma mesa tão representativa”, pontuou a conselheira presidente. 

Titulares e suplentes das entidades e movimentos sociais, que já haviam sido apresentados em evento na semana passada, estiveram presentes durante a cerimônia de posse e exerceram o direito ao voto.

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde