Vigilância realiza treinamento sobre escorpiões em São Leopoldo

Bióloga do Cevs, Cynthia Silveira, fala de pé, segurando o microfone. A plateia assiste atenta.
Bióloga do Cevs, Cynthia Silveira, falou das principais características do animal peçonhento. - Foto: Divulgação/SES

Foi realizado em São Leopoldo, nesta quinta-feira (17), o primeiro treinamento do ano sobre a prevenção a acidentes e manejo de escorpiões promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A qualificação ocorreu em virtude de o município ter registrado no final do último ano, pela primeira vez, a identificação do escorpião amarelo (Tityus serrulatus). A espécie, que não é nativa do Rio Grande do Sul,  é peçonhenta e passou a ser visualizada no Estado desde 2001.

A atividade foi realizada para duas turmas, compostas por servidores da rede municipal de saúde, do Hospital Centenário, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos ligados à Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e representantes da área de esgotos/drenagem urbana. O evento foi realizado na Escola de Gestão Pública de São Leopoldo.

A bióloga do Cevs, Cynthia da Silveira, destaca que o maior risco de acidentes com o escorpião envolve quem transporta ou manuseia produtos hortifrutigranjeiros. “A primeira visualização que tivemos no Estado foi na Ceasa, em caixas de legumes vindas de outros Estados. E até hoje, quando investigamos casos de acidentes, muitas vezes ainda identificamos alguma ligação com cargas de alimentos, que é uma das formas que transportamos e espalhamos o escorpião por mais cidades”, relata. “Também temos uma atenção maior com o público das crianças e idosos, que são os casos com maior risco de agravamento em caso de picada”, informa a bióloga, que foi uma das palestrantes do treinamento, junto à técnica Karen Rocha, que também integra o Programa Estadual para o Controle e Manejo de Escorpiões do Cevs.

A capacitação ainda contará com uma segunda etapa em fevereiro, quando técnicos do Cevs retornarão ao município do Vale do Sinos para realizar atividades práticas em campo, acompanhando e orientando os agentes municipais. Na próxima terça-feira (22), a mesma atividade será realizada no município de Novo Hamburgo.

Medidas de controle/prevenção

Os escorpiões possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. Desta forma, a principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.

Eles também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientado que se vede ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar um tênis ou sapato, pois o escorpião pode ter se escondido ali.

Características

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) tem por característica possui as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. Tem comprimento de até 7 centímetros. O veneno é injetado por um ferrão na ponta da cauda. Sua reprodução pode ser por partenogenética, ou seja, a fêmea não precisa do macho para a fecundação, podendo gerar até 20 filhotes por vez. A distribuição geográfica do animal era restrita a Minas Gerais, contudo, nos últimos anos a sua presença foi sendo ampliada e hoje já está presente na maioria das demais regiões do país.