Vigilância em Saúde do Estado inicia formação de nova turma em epidemiologia

A imagem mostra 25 pessoas sorrindo e mostrando o material sobre o evento.
25 servidores da SES, Anvisa e da Argentina participam do curso. - Foto: Divulgação/SES

Iniciou nesta semana a terceira edição do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS – Nível Fundamental). A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), com o Ministério da Saúde. A capacitação aborda a análise de dados, investigação de casos, respostas a surtos e comunicação em saúde pública. As aulas presenciais acontecem na sede da 12ª Coordenadoria Regionais de Saúde, com sede em Santo Ângelo.

O treinamento terá foco em questões de saúde relativas a fronteira, por isso, os 25 participantes são servidores são oriundos de nove regionais que fazem divisa com Argentina, Uruguai e Santa Catarina. Também participam do programa servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e profissionais de saúde da Argentina que atuam na área de divisa com o Rio Grande do Sul.

O programa conta com o apoio de organizações internacionais, como Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública (Tephinet). O projeto nasceu em 2015, depois dos primeiros surtos do zika vírus no país, como forma de preparar os profissionais para enfrentar os novos desafios da saúde.

São 176 horas-aula, entre atividades presenciais e a distância, que serão realizadas até novembro. Nas duas primeiras turmas, oferecidas entre 2018 e 2019, já se formaram 49 servidores estaduais e municipais.