Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vacinação contra a gripe no RS registra pouca procura entre crianças

Publicação:

Menina toma vacina no braço.
Data será marcada por um esforço extra para a imunização das crianças de 5 a 11 anos

Apenas pouco mais da metade das crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos se vacinaram contra a gripe na campanha deste ano até o momento. Faltando menos de uma semana para o fim da campanha, que segue até sexta-feira (15), 54,8% das crianças dessa idade receberam a dose da vacina. Essa faixa etária é considerada uma das prioridades pelo Ministério da Saúde e a pouca adesão desse grupo preocupa as autoridades de saúde. “É comum as crianças pegarem viroses, e as mães terem receio de vacinar seus filhos. O importante é a criança não estar com febre para receber a vacina, pois o quadro febril contraindica a sua aplicação", explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). "Salientamos que as crianças até 9 anos de idade representam 50% dos casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave por Influenza", completa.

Juarez Cunha, médico pediatra da Vigilância em Saúde do município de Porto Alegre e membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, reitera a importância da vacinação nas crianças por esse grupo ser um dos mais suscetíveis a ter complicações graves. “A vacina é extremamente segura e eficaz por conter o vírus inativado. Ela não causa a doença”, garante o pediatra. Ele lembra que outro grupo que também deve se vacinar é o das gestantes, pois elas também estendem a proteção aos seus bebês até os 6 meses de idade.

A possível explicação da vacinação ainda não ter atingido a meta esperada é a demora da chegada das baixas temperaturas e poucos casos de gripe registrados no Estado esse ano, em comparação a anos anteriores. Foram confirmados, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Estado desta segunda-feira (11), 68 casos de gripe esse ano, com 3 óbitos entre eles. Em 2017, até a mesma época do ano, o Estado já havia registrado 218 casos e 24 óbitos. Com a ampliação das faixas etárias atingidas pela campanha da vacinação, crianças entre 5 e 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem receber a dose da vacina contra a gripe nas unidades de saúde.

 

Dados da campanha

Grupo: doses aplicadas (cobertura)
Crianças: 328,8 mil (54,8%)
Trabalhador de saúde: 241,7 mil (77,2%)
Gestantes: 64,2 mil (60,5%)
Puérperas: 14,9 mil (85,9%)
Indígenas: 21 mil (93,5%)
Idosos: 1,27 milhão (87,1%)
Professores: 98,7 mil (83%)
Total dos grupos prioritários: 2.044.635 (77,2%)
Sistema Prisional: 29,4 mil
Comorbidades: 579,4 mil
Outros: 54,8 mil
TOTAL DE DOSES APLICADAS: 2.726.884

Secretaria da Saúde