Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Profissionais recebem capacitação para o Criança Feliz e Primeira Infância Melhor

Publicação:

Foto tirada do fundo da sala. De pé, a palestrante fala, segurando o microfone. Sentada, a plateia ouve, atenta.
Monitores e supervisores recebem capacitação sobre desenvolvimento infantil

Começou nesta terça-feira (27) a quarta edição de 2017 da Capacitação Inicial para representantes dos Grupos Técnicos Municipais (GTM), monitores e supervisores do PIM e do Programa Criança Feliz (PCF) do Governo Federal. A capacitação  vai até o dia 29  e será no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Av. Borges de Medeiros, 1501 - 1º andar, em Porto Alegre.

Esta capacitação tem metodologia de atendimento, em consonância com as diretrizes das políticas de atenção à saúde, educação e desenvolvimento social, e ainda, integrando suas ações às do programa federal Criança Feliz. Representa um espaço que favorece o fortalecimento dos conhecimentos e competências que serão requeridas na execução da política. Estão inscritos mais de 100 técnicos (GTMs e monitores) .

 Visitação domiciliar 

O Programa Criança Feliz terá como ponto principal a  visitação domiciliar realizada por técnicos capacitados para orientar as famílias sobre estimulação ao desenvolvimento infantil. Serão acompanhadas pelo programa as crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis  anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No Rio Grande do Sul, envolve profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES).


O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias, sendo tomado como referencial pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para aspectos importantes como a Estrutura e Metodologia da Visita Domiciliar, entre outros.

Secretaria da Saúde