Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Setembro Amarelo terá atividades sobre prevenção ao suicídio

Publicação:

Participantes acompanham a reunião, sentados em torno de uma mesa.
Comitê apresentou atividades do observatório de prevenção ao suicídio - Foto: Divulgação SES/RS

No Setembro Amarelo, mês em que as questões sobre o suicídio são tratadas de forma prioritária pelos governos e sociedade, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, promove o III Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio.

Para tratar deste e de outros assuntos relativos ao tema, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, participou de uma reunião com representantes do Comitê, na manhã desta quarta-feira (6), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

As ações do projeto piloto do Observatório de Análise da Situação do Suicídio no RS na região do Vale do Rio Pardo, que abrange municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Cruz do Sul foram apresentados ao secretário. O observatório é vinculado Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

O observatório trata-se de uma iniciativa pioneira que tem por objetivo subsidiar a política pública de prevenção, a partir da análise das tentativas e casos de suicídio com as informações epidemiológicas, demográficas e sociais. O trabalho também inclui entrevistas com familiares e pessoas próximas às vítimas, para a identificação de fatores de risco. Com base nessas informações, os gestores organizam capacitações e elaboram planos de prevenção.

Seminário de Prevenção ao Suícidio

O evento será realizado no dia 13 de setembro, no Auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). A coordenadora do Comitê, Andrea Volkmer, salienta que "esta atividade já é considerada um sucesso, uma vez que a inscrições já estão esgotadas há mais de duas semanas". A abertura do seminário será às 9 horas, com a apresentação do comitê e do observatório que acompanham e analisam a ocorrência de casos no Estado. Também integram a programação do encontro questões como o resgate histórico e concepção do fenômeno, a notificação das tentativas de suicídio, a análise da situação no RS, suicídio na adolescência, entre outros aspectos. A programação completa está no link abaixo.

Programação Seminário - Setembro Amarelo 2017 (.pdf 317,73 KBytes)

Dados do CEVS, apontam que o Rio Grande do Sul é o estado com os maiores índices de suicídios no país. Por ano, são cerca de 1,1 mil casos registrados, gerando uma taxa de aproximadamente 10 óbitos por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Oficialmente, foram mais de 3,9 mil tentativas registradas no ano passado, embora ainda haja uma baixa notificação desses casos. Estima-se que ocorra um caso de suicídio efetivado a cada dez tentativas.

Apoio na Valorização da Vida

Em 30 de setembro o número do telefone 141 para apoio de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), passa a ser o 188, com ligações gratuitas. Uma parceria entre o CVV e Ministério da Saúde vai expandir o serviço de apoio de voluntários pelo telefone que existe há mais de cinco décadas no Rio Grande do Sul, para outros estados do Brasil. O serviço entrará em funcionamento em Roraima, Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Piauí e Rio de Janeiro as ligações passam a ser gratuitas.

Na internet o serviço também é prestado por e-mail e bate-papo de redes sociais como Facebook e Skype, além de mais de 70 postos espalhados por diversas cidades com voluntários que realizam atendimento pessoalmente.

 

Secretaria da Saúde