Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti será de 23 a 27 de outubro

Secretário Gabbardo fala para participantes da reunião. Todos estão sentados em volta de uma mesa.
Reunião preparatória foi realizada pelo Comitê Estadual Monitoramento do Aedes - Foto: Divulgação SES/RS

Os setores da saúde, educação e assistência social estão mobilizados para a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti que será realizada de 23 a 27 de outubro. A #MOSQUITONÃO prevê ações de divulgação e conscientização sobre a importância das medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus.

No Rio Grande do Sul, entre as atividades previstas está a entrega de prêmios da Gincana Escolar de 2017 #TCHÊ SOME AEDES. O evento de premiação será realizado na próxima quarta-feira (25) na Secretaria Estadual de Educação, às 14h30. Além disso também serão desenvolvidas nos municípios, atividades em escolas, centros de assistência social e unidades de saúde.

A agenda foi anunciada nesta sexta-feira (20), na reunião do Comitê Estadual de monitoramento do Aedes, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis e representantes das secretarias de Segurança Pública, Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Fazenda, Casa Civil e Defesa Civil. A Famurs, Anvisa, Emater e Fracab  também estiveram representadas.

O Boletim Epidemiológico detalhando a situação do Aedes no Estado e a incidência das doenças causadas pelo mosquito, foi apresentado pela equipe técnica do Centro Estadual de Vigiância em Saúde (CEVS). Entre as ações de enfrentamento ao mosquito, em 2017, os técnicos citaram a realização de videoconferências, reuniões preparatórias e a publicação de um documento orientador nacional junto às Coordenadorias Regionais de Saúde e prefeituras municipais.

Informativo Epidemiológico Dengue Chikungunya e Zika Semana Epidemiológica 41 2017 (até 14.10.17)