Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária recebe exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica

Publicação:

14 pessoas em pé na sala de reuniões da ses , entre elas está a secretária Arita Bergmann mostrando o exemplar do Guia do Pré-natal
Equipe que elaborou a publicação fez a entrega dos exemplares na SES/RS - Foto: Neusa Jerusalém

Em reunião com a direção do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizada nesta sexta-feira (1), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu um exemplar do Guia do Pré-natal na Atenção Básica. O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, a assessora técnica Maria José Evangelista e as facilitadoras Eliane Chamatas e Sandra Sperotto também receberam exemplares da publicação.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica foi elaborado pelos departamentos de Ações em Saúde e de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, junto com a Assessoria Técnica de Planejamento, da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). Tem a finalidade de subsidiar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A secretária Arita Bergmann salientou que o guia é um material de muita importância para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Lembrou que, quando foi secretária da saúde de São Lourenço do Sul, fez uso da Nota Técnica 02/2018 - Atenção ao Pré-natal na Atenção Básica (CIB/RS 491/2018), que originou o guia. “Esse material nos orientou a organizar a rede de serviços”, afirmou.

O Guia do Pré-natal na Atenção Básica é dividido nas seguintes temáticas: saúde sexual e saúde reprodutiva, abordagem pré-concepcional, acompanhamento da gestação na Atenção Básica, estratificação de risco da gestante, consulta puerperal e Teleconsultoria pelo TelessaúdeRS - UFRGS.

Além da versão impressa para distribuição na rede primária de saúde, o material também está disponível na versão digital. Leia o Guia do Pré-natal na Atenção Básica (.pdf 813,12 KBytes)

Secretaria da Saúde