Secretária Arita recebe demandas de municípios da 9ª Coordenadoria Regional

A Secretária Arita e várias pessoas estão sentados em formato de U.
Secretária Arita recebeu gestores da saúde dos municípios que fazem parte da 9ª CRS - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu na tarde desta segunda-feira (11) as secretárias e secretário de Saúde de nove municípios que fazem parte da 9ª Coordenadoria Regional, com sede em Cruz Alta. No encontro, realizado no gabinete da SES, eles apresentaram as suas posições sobre principais demandas da região e demostraram o interesse em fortalecer a rede de assistência. Composta por 13 cidades, a regional abrange uma população de mais de 150 mil habitantes.

Entre os assuntos discutidos estavam as referências hoje ofertadas pelo principal hospital da região, o São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Além disso, os representantes das secretarias municipais também trouxeram questões sobre o acesso a serviços que precisam ser encaminhados para fora da região. Sobre isso, a secretária Arita adiantou que será avaliado e apresentado aos municípios uma proposta para a área de gestação de alto risco, definindo os fluxos de atendimento para o hospital que fará o atendimento de ambulatório e partos.

Na oportunidade, Arita comentou ainda sobre o apoio da SES aos municípios em questões como a judicialização e assistência farmacêutica. Ela também falou da previsão de que, a partir de março, o Governo do Estado consiga manter em dia os pagamentos a municípios, hospitais e fornecedores, discutindo uma programação para a quitação dos valores que estão pendentes.

Na reunião, estavam presentes as secretárias municipais de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Saldanha Marinho, Ibirubá, Selbach, Colorado e Fortaleza dos Valos e o secretário de Tupanciretã.