Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde da Pessoa com Deficiência

O SUS e a Pessoa com Deficiência

A Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI),nº13.146, de 06 julho de 2015. 

De acordo com a Nota Técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE/2018, que traz a releitura dos dados de pessoas com deficiência no Censo Demográfico 2010 à luz das recomendações do Grupo de Washington, 6,7% do total da  população do país se declara como pessoa com deficiência, o que representa no RS em torno de 716.493,243 pessoas.

A Saúde da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde-SUS, tem como foco principal a habilitação e/ou a reabilitação das funcionalidades humanas, contribuindo com a emancipação social destes usuários.

A organização da atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência está amparada na Portaria GM/MS nº1.526 de 11 de outubro de 2023, que altera as Portarias de Consolidação GM/MS nºs 2, 3 e 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipe Técnica da Coordenação Estadual à Saúde da Pessoa com Deficiência - Quem somos e onde estamos

 

Redes, serviços, endereços e mapas

 

As Redes de Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência estão assim organizadas: 

Segue o link e QR code para acesso do MAPA INTERATIVO DA REDE DE CUIDADOS À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO RS COM TODAS AS REFERÊNCIAS DO RGS

MAPA INTERATICO DA REDE DE CUIDADOS À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO RS COM TODAS AS REFERÊNCIAS DO RGS

:: Anexos

NOTA DE RECOMENDAÇÃO - DAPPS/DGAE/SES-RS Nº 01/2022 - Redução de barreiras linguísticas a gestantes de grupos populacionais específicos

Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023 - Altera as Portarias de Consolidação GM/MS nºs 2, 3 e 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com        Deficiência (PNAISPD)e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no âmbitodo Sistema Único de Saúde (SUS).

Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. (BRASIL, 2020)

NOTA TÉCNICA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL 2023 INFORME CIB ABRIL 2023

INFORME SOBRE FRALDAS ATUALIZADO

MATERIAIS TELESSAÚDE (PROTOCOLOS)

DIRETRIZES DA REABILITAÇÃO INTELECTUAL - Atenção à Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Diretrizes da Reabilitação Física e concessão de OPM do RS

Triagem Auditiva Neonatal 

Diretrizes para a Triagem Auditiva Neonatal

Resolução CIB Nº 033 2009 Terapia fonoaudiológica individual

Portaria 790 - 2014 Inclui regra contratual na tabela de Regras Contratuais do CNES

Resolução 202 - 2008 Contratação de Fisioterapia

 

Conteúdos relacionados

Secretaria da Saúde