Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde da Mulher

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) submeteu à consulta pública da sociedade em geral, do Controle Social, de profissionais de saúde e gestores(as), de representantes de movimentos sociais, pesquisadores(as), sociedades científicas e de entidades de classe o Guia do Pré-natal e Puerpério na Atenção Primária à Saúde.

Agradecemos a participação dos profissionais de Atenção Primária, da rede hospitalar e da gestão dos municípios de Canoas, Campo Bom, Cristal, Ijuí, Viamão, Porto Alegre, Rio Grande, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo na consulta pública. Os participantes são profissionais enfermeiros, médicos, nutricionistas, biomédicos, técnicos e auxiliares de enfermagem. Também participaram servidores das Coordenadorias Regionais de Saúde e do ensino, pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Este documento será uma referência para profissionais de saúde e resumirá as recomendações essenciais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES/RS. Tem como principal função contribuir com a tomada de decisão das equipes da Atenção Primária à Saúde e subsidiar as práticas do cotidiano, orientando a assistência clínica ao pré-natal e ao puerpério, por meio de critérios para a estratificação de risco e suporte para a atuação, em se tratando de gestações de risco habitual.

O Guia será lançado e disponibilizado em 2024.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA SITUAÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Boletim Epidemiológico Mortalidade Materna e Mortalidade Infantil 2021.

Confira o boletim na íntegra: Boletim Epidemiológico Mortalidade Materna e Infantil.

Interrupção de Gravidez: Nota Técnica Conjunta Orientação sobre o atendimento à interrupção da gravidez nos casos previstos em lei.

Como ACs e Visitadores do PIM podem apoiar na atenção às gestantes e puérperas no contexto da covid-19? ACS E VISITADOR COVID.

Recomendações para Gestantes e Puérperas no contexto de Pandemia do Coronavírus: Cópia de gestante cartilha covid.

Retomada dos Cuidados de Saúde: Cartilha Retomada Ações Saúde para Gestores

Orientações 1: https://www.youtube.com/watch?v=HUnVLMTCgDc

Orientações 2: https://www.youtube.com/watch?v=cJYtAZrxNIA

Equipe Técnica Política de Saúde da Mulher

Contato: (51) 32885903/5902 

Conteúdos relacionados

Secretaria da Saúde