Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sanatório Partenon promove atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicação:

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março, diversas atividades serão desenvolvidas pelo Hospital Sanatório Partenon, no período de 19 a 28 deste mês. Embora antiga, a tuberculose permanece ostentando estatísticas que merecem atenção na saúde pública. O Rio Grande do Sul apresenta, em média, 6,5 mil casos por ano sendo que, destes, cinco mil são novos, ou seja, casos em que os portadores nunca trataram a doença em outra ocasião.

O RS ainda possui o maior percentual de coinfecção TB/HIV, quando comparado aos demais estados brasileiros e o maior coeficiente de mortalidade por Aids, mantendo-se no dobro da média nacional.
A transmissão da tuberculose se dá por via aérea em praticamente todos os casos e pode acometer qualquer indivíduo. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. O tratamento - que dura no mínimo seis meses - é ambulatorial e os medicamentos são disponibilizados pela rede pública de saúde. Há 67 anos o Hospital Sanatório Partenon atua na assistência especializada, sendo suporte e referência para os casos mais avançados da doença.

Abaixo, as atividades desenvolvidas pelo Sanatório Partenon

Entre os dias 19 e 28 de março, equipes de profissionais distribuirão material informativo na sala de espera do ambulatório. Além disso, dia 21, às 9 horas, haverá oficina de grafitagem no muro da instituição. No dia 22, às 13h30, a diretora do hospital e coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose da SES/RS, médica epidemiologista Carla Jarczewski, apresentará os dados epidemiológicos e falará sobre a necessidade de ações para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública até 2035. O evento ocorrerá no auditório Jahyr Boeira de Almeida, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Nesta data e local também ocorrerá o lançamento da quarta edição do livro “Tuberculose na Atenção Primária em Saúde” .
No dia 27, às 19h20, Carla vai falar sobre a Epidemiologia da tuberculose no Estado e as atividades desenvolvidas para o controle da doença em evento promovido pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul. Por fim, dia 28, a médica, junto às profissionais Daniela Wilhelm e Sabrina da Cunha Godoy, apresentará um painel sobre a tuberculose no município de Campo Bom em atividade de capacitação e sensibilização de profissionais da Atenção Primária em Saúde.

Secretaria da Saúde