-
Reunião discute serviço de hemodiálise e referência em oncologia em Frederico Westphalen - Foto: Itamar Aguiar - SES/RS

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta quarta-feira (14) o vereador Jorge Alan Souza, que preside uma comissão especial da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, com o objetivo de efetivar o serviço de oncologia no Hospital Divina Providência (HDP), sediado no município do norte gaúcho. A equipe diretiva do hospital acompanhou a reunião por videoconferência.

O HDP apresentou a intenção de ser referência em oncologia para Frederico Westphalen e municípios da região. A proposta ainda depende da apresentação de projeto que contemple a viabilidade técnica, operacional e assistencial da instituição hospitalar, levando em consideração  dados demográficos e epidemiológicos, a ser analisado pelas equipes técnicas da SES. "É um projeto muito sonhado pelo hospital e por toda a comunidade", disse o diretor administrativo do HDP, Luís Bertoldi. Atualmente, as referências em oncologia para Frederico Westphalen são os municípios de Ijuí, Erechim e Passo Fundo.

A SES também aguarda a finalização do projeto, por parte do HDP, para a obra de ampliação do serviço de hemodiálise, com investimento de R$ 2,56 milhões, oriundos da fase 3 do Programa Avançar. “Esse é um investimento estratégico do Estado na saúde da região”, salientou a secretária Arita Bergmann.

Também acompanharam a reunião os assessores Patrícia Piccoli e André Palácio, da Casa Civil, e a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Médio Alto Uruguai (Codemau), Márcia Faccin. Por parte da SES participaram da reunião os diretores Pericles Nunes (Assessoria de Gestão e Planejamento), Lisiane Fagundes (Departamento de Gestão da Atenção Especializada) e a coordenadora da 2ª Coordenadora Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, Marly Vendruscolo.