Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Reservatórios limpos e segurança da água são temas da Semana Estadual da Água 2017

Publicação:

Cartaz promocional da campanha com os escritos "água segura= vida saudável" e "reservatórios limpos, água protegida". O fundo é azul com detalhes em verde. Letras em branco e verde.

A campanha da 24ª edição da Semana Interamericana da Água e 17ª Semana Estadual da Água tem como tema "Água Segura = Vida Saudável - Reservatórios limpos, água protegida". São mais de 1.500 atividades que serão realizadas entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro em municípios de todas as regiões do Estado. Programação da 24ª edição da Semana Interamericana da Água e 17ª Semana Estadual da Água.

Por meio de palestras, seminários, concursos de fotografia, redações, pinturas, oficinas ambientais e programas de rádio, serão destacados os cuidados com o armazenamento da água para manter sua potabilidade para o consumo humano. Também serão realizadas trilhas ecológicas orientadas, peças de teatro, apresentações de dança, mutirões de limpeza às margens de rios, visita a nascentes, plantio de mudas para a recuperação da mata ciliar e procissões fluviais.
Um dos principais objetivos das atividades é despertar a consciência de coletividade, assim como a compreensão de que manter os reservatórios limpos e a água em condições seguras de armazenamento é responsabilidade de todos. Por meio de atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais, a ação também tem por finalidade alertar, conscientizar e mobilizar estudantes, empresários, formadores de opinião, prestadores de serviços e gestores públicos sobre a importância de preservar a água, um bem finito e indispensável para a manutenção da vida.

A Semana Estadual da Água é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul (Abes) em conjunto com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS) e apoio de inúmeras instituições públicas e privadas.

A cada ano o Programa Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua/RS), em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde e os municípios, mobiliza a população e promove diversas atividades em escolas, mutirões de limpeza de rios, palestras sobre o tratamento da água e visitas às Estações de Tratamento de Água. Também organiza oficinas sobre uso sustentável da água e caminhadas educativas. Em cada edição, cerca de 80% das atividades estão relacionadas direta ou indiretamente com a saúde pública, sendo uma importante ferramenta de mobilização social.

Secretaria da Saúde