Regionalização de partos é tema de mesa em congresso do Cosems

Secretário Paz fala de pé, atrás de um púlpito. Três participantes do evento assistem sentadas em poltronas colocadas no palco.
Secretário Francisco Paz falou da medida que tem como objetivo qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido. - Foto: Divulgação/SES

A regionalização do parto e do nascimento foi o tema de uma mesa realizada nesta quinta-feira (10) no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2017, realizado em Porto Alegre. A proposta, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite, gerou uma portaria, publicada no Diário Oficial do Estado em maio deste ano, que prevê incentivos financeiros para a realização de partos em hospitais com, pelo menos, 365 partos anuais, ou 200 em locais considerados vazios assistenciais. A medida tem como objetivo qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido e, com isso, reduzir a mortalidade materno-infantil.

O secretário adjunto da Saúde do Estado, Francisco Paz, enfatizou a necessidade de atenção qualificada ao parto. "Temos que dar condições de parto seguro às gestantes e, até o fim deste ano, pretendemos que a política esteja totalmente implantada e que isso culmine na queda dos índices de mortalidade materno-infantil", declarou.

A coordenadora da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da SES, Eleonora Walcher, apresentou dados que mostram que a realização de partos em hospitais que efetuam um número menor de partos por ano aumenta os riscos às mães e aos bebês. Dessa forma, a concentração de ações em serviços que realizam maior quantitativo de procedimentos promove a qualificação da atenção e a melhoria dos indicadores de saúde.

O Congresso COSEMS/RS reúne, anualmente, secretários e gestores de 497 municípios do Estado, além de representantes das gestões estadual e federal de saúde, como coordenadores regionais e diretores de departamentos e fundações. O evento iniciou na terça-feira (08) e encerra nesta quinta-feira (10), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e a programação inclui debates, cursos, discussões e exposições.

Três participantes do evento estão sentados em cadeiras no palco. O do centro fala ao microfone. O da esquerda é o secretário Gabbardo. A plateia, também sentada, ouve atenta.
Secretário Gabbardo e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi, também participaram do congresso. - Foto: Divulgação/SES