Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Rede de atendimento IST/HIV/Aids

A rede de serviços de saúde  oferece gratuitamente os insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino e gel lubrificante), sem restrições de quantidade e sem necessidade de identificação do usuário. Além disso, são ofertados testagens para HIV e Sífilis, bem como, sessões de aconselhamento e grupos temáticos de educação em saúde e Profilaxia Pós Exposição (PEP), para pessoas que tiveram alguma exposição ao vírus.
Esta coordenação realiza suporte técnico aos serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas em nível de Atenção Básica, Serviços de Atendimento Especializado (SAE) e Ambulatórios, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM). As ações de manejo das IST/HIV/Aids incluem:

Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis congênita;

 Rede de Diagnóstico de HIV e sífilis através dos testes rápidos ;

Rede de laboratórios de CD4, carga viral e genotipagem;

 Rede de serviços de tratamento da lipoatrofia e  lipodistrofia . Esta condição  consiste em  uma alteração na distribuição de gordura do organismo. Caracteriza-se por  concentração de gordura na barriga, costas, pescoço e nuca (giba) e perda de gordura nos braços, pernas, nádegas e face. O usuário com HIV/Aids que for acometido de lipodistrofia ou lipoatrofia deve solicitar a avaliação no seu serviço de referência. O estado conta com uma rede de ambulatórios e hospitais para a realização do procedimento corretivo.

Secretaria da Saúde