Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Proposta parceria do Telessaúde para orientação odontológica a pessoas com Síndrome de Down

Publicação:

Gisele e Secretária Arita conversam com Débora, que fala. Outro homem também escuta. Todos estão sentados atrás de uma mesa em formato de U.
Representante da Comunidade Down apresentou simpósio que será realizado em Caxias do Sul. - Foto: Divulgação/SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta quarta-feira (4) a representante da Comunidade Down de Caxias do Sul, Débora Scariot, quando abordaram ferramentas para qualificar o atendimento odontológico a esse público. Aproveitando o Guia de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde, a proposta é que o tema tenha um apoio do Telessaúde/RS. Pela ferramenta, profissionais de saúde dos municípios podem contar com uma orientação à distância com especialistas.

As tratativas com o projeto da UFRGS serão iniciadas a partir de deste momento, conforme a Secretaria da Saúde elabora também uma política pública específica sobre o tema, baseada nas novas diretrizes que foram apresentadas pelo Ministério.

O tema também será assunto de um simpósio em Caxias do Sul nesta sexta-feira (6) a partir das 8 horas no Auditório do Bloco 46 da Universidade de Caxias do Sul. A atividade é uma promoção do Conselho Regional de Odontologia do RS em parceria com a entidade, que reúne mães e pais de pessoas com Síndrome de Down e profissionais da área da saúde.

A agenda com a secretária Arita foi acompanhada também pela coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM), Gisele Silva, e pelo deputado estadual Eduardo Loureiro.

Secretaria da Saúde