Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Projeto de lei propõe destinar parte do ICMS a hospitais filantrópicos

Publicação:

Várias pessoas sentadas atrás de uma mesa. Aglaé fala, segurando um microfone.
Secretária-adjunta Aglaé Regina da Silva se pronuncia sobre projeto de lei no Palácio Piratini - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária-adjunta da Saúde, Aglaé Regina da Silva, participou, nesta segunda-feira (20), no Palácio Piratini, de uma reunião de trabalho com o governador do Estado em exercício, deputado Luís Augusto Lara. O parlamentar apresentou projeto de lei em elaboração que prevê o repasse de parte dos recursos arrecadados com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

“Queremos criar uma lei de incentivos aos hospitais gaúchos sem fins lucrativos, nos mesmos moldes das que já existem nas áreas de segurança e infraestrutura, mas sem que isso represente a abertura de um novo espaço fiscal”, explica Lara.

A proposta é destinar à saúde uma parte do que hoje é repassado à segurança e à infraestrutura. O total desse valor equivale a R$ 180 milhões, resultando em cerca de R$ 60 milhões para cada uma das áreas. “Nós, da Secretaria da Saúde, somos favoráveis a tudo que venha acrescentar recursos à saúde da população gaúcha”, falou Aglaé na ocasião.

O vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Luciney Bohrer, falou que essas instituições atendem mais de 7 milhões de gaúchos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “As Santas Casas e hospitais filantrópicos são o sustentáculo do SUS”, afirmou a secretária-adjunta.

Quatro pessoas sentadas a uma mesa. Aglaé fala, segurando um microfone. Três homens a ouvem.
"Somos favoráveis a tudo que vier a acrescentar à saúde pública do RS", disse Aglaé. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES
Secretaria da Saúde