Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Especialistas abordam estudos e pesquisas sobre o Primeira Infância Melhor

Publicação:

Três participantes do evento conversam de pé.
Seminário promoveu a troca de experiências entre pesquisadores e especialistas - Foto: Divulgação SES/RS

Estudos e perspectivas de avaliações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) são os temas do seminário interno que a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) está realizando de hoje (27) a sexta-feira (29), no auditório da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em Porto Alegre.

O evento tem como objetivo fomentar a troca de experiências e conhecimentos, fortalecer as parcerias e validar os futuros projetos de pesquisas e avaliações do programa, que se destina à promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.

A programação incluiu  assuntos como estudo longitudinal experimental com público alvo do PIM, Atenção Primária em Saúde baseada na Família: Uma Avaliação Empírica do Programa, Qualidade dos Programas de Visita Domiciliar em Sete Países da América Latina e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Estudo sobre Indicadores de Vulnerabilidade Social, além do  PIM em Território Prisional.

Estão participando dos debates os seguintes pesquisadores e especialistas:Ricardo Paes de Barros, do INSPER,  André Portela, da Fundação Getúlio Vargas,  Alessandra Schneider, Clear Bernardo Sotero e Carolina Drügg - PIM/RS,  Eduardo Marino - FMCSV, Felipe Garcia - Economia/UFPEL , Gisele Silva - PIM,  Florencia Lopes - BID,  Karine Verch - PIM, Marcos Wink Junior - FEE, Pedro Carneiro - University College London e Rafael Bernardini Santos - FEE 

O PIM é uma política pública pioneira no Brasil. Trata-se de uma ação transversal que se desenvolve por meio de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Criado em 2003, o programa tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006. Tem como referência a metodologia do projeto cubano Educa a tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep).

Secretaria da Saúde