Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Profissionais que atuam em UTIs participam em Porto Alegre de capacitação da Central Estadual de Transplantes

Publicação:

Capacitação central de transplantes
Na capacitação, os médicos e enfermeiros receberam orientações sobre testes de morte encefálica e comunicação humanizada - Foto: Divulgação/ SES

Médicos e enfermeiros que atuam em UTIs na capital e na Região Metropolitana participaram, nesta quarta-feira (27), no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, de uma capacitação da Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde em parceria com a OPO2 (Organização de Procura de Órgãos).

Na primeira parte do curso, os 30 participantes acompanharam aulas teóricas e online, com a realização de uma prova com 20 questões. Nesta quarta, as aulas foram práticas, com os profissionais divididos em dois grupos, que receberam orientações sobre testes de morte encefálica com o médico Denis da Costa, e sobre os processos de comunicação humanizada e entrevistas com as famílias com a enfermeira Katiane Rocha. Ambos fazem parte da da OPO2 (Organização de Procura de Órgãos) do Hospital São Lucas, vinculado à PUC.

“A formação adequada dos médicos no diagnóstico de morte encefálica é crucial, dada a sua complexidade e impacto social profundo”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação e Sensibilização de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no RS, James Cassiano. “Além de guiar decisões éticas e viabilizar a doação de órgãos, este delicado processo demanda uma abordagem sensível e respeitosa com os pacientes e suas famílias, enfatizando a importância de tratar tais momentos com o máximo cuidado e consideração”.

James Cassiano ressaltou a importância de motivar os profissionais quanto à função que exercem no diagnóstico precoce de morte encefálica e os cuidados médicos para a preservação dos órgãos até o delicado momento de comunicar-se com os familiares sobre o falecimento.

“Esta capacitação é muito importante para trazer recursos didáticos e práticos para o desenvolvimento adequado do diagnóstico no ambiente de trabalho”, disse Katiane Rocha.

Secretaria da Saúde