Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Profissionais participam de curso para qualificar ações de vigilância da água

Publicação:

Técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizam curso de inspeção sanitária em formas de abastecimento de água para consumo humano, no período de 25 a 27 de julho, no auditório da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Alegrete. A capacitação, promovida pelo Programa Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua/RS), é dirigida a técnicos municipais que atuam na vigilância ambiental e são responsáveis pela implantação e implementação das ações de vigilância da qualidade da água.

O objetivo é fornecer conhecimentos referentes a boas práticas no abastecimento de água, incluindo os procedimentos para minimização dos riscos à saúde e para a realização de inspeções sanitárias em sistemas de abastecimento de água para consumo humano supridos por mananciais subterrâneos.

Os participantes são orientados também para identificar perigos e pontos críticos no sistema e solução alternativa coletiva de abastecimento e para a adoção de medidas corretivas nas situações que apresentam risco à saúde da população. Serão abordados ainda os tipos de mananciais subterrâneos, a disponibilidade hídrica, principais fontes de poluição e monitoramento da qualidade da água.

O curso terá atividade de campo em sistemas de abastecimento de água ou soluções alternativas coletivas para realização de inspeção sanitária com base nos roteiros de inspeção. A meta é instrumentalizar os participantes para que conheçam todas as etapas que compõe esses sistemas, identificando as boas práticas operacionais e de controle de qualidade, assim como os pontos críticos dos sistemas e as medidas corretivas necessárias para minimizar os riscos à saúde.

Secretaria da Saúde