Profissionais participam de curso para qualificar ações de fiscalização da água para consumo humano

Participantes do curso estão agrupados, alguns de pé, outros abaixados, olhando para a frente. A foto é ao ar livre.
Participantes realizaram atividade de campo na ETA Menino Deus - Foto: Divulgação/SES

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio do Programa Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiagua/RS), está realizando mais uma edição do curso de inspeção sanitária em sistemas de abastecimento de água para consumo humano. O curso, que iniciou na segunda-feira (22) e encerra nesta sexta-feira (26), é dirigido a servidores municipais e estaduais que atuam no Vigiagua. Por meio de informações técnicas, atividades em grupo e em campo, os participantes são capacitados para qualificar ações de inspeção e fiscalização que assegurem a qualidade da água em estações de tratamento e soluções alternativas coletivas de abastecimento para consumo humano. As atividades em campo foram realizadas na Estação de Tratamento de Àgua (ETA) Menino Deus e em uma solução alternativa coletiva de abastecimento no município de Viamão.

No ano passado, foram realizados oito cursos de inspeção sanitária nas oito macrorregiões de saúde com a finalidade de contemplar todos os municípios que possuem captação superficial e estação de tratamento de água no Estado. Em 2017, além desta capacitação está prevista uma segunda edição para o mês de agosto. Durante este ano também estão sendo realizados cursos de atualização de inspeção sanitária para abastecimentos de água de captação subterrânea nas coordenadorias regionais de saúde, visando a contemplar todos os municípios do estado.

A utilização das boas práticas no processo de tratamento de água para consumo humano é imprescindível para a garantia da entrega de uma água de qualidade e que não represente riscos para a população. As inspeções buscam verificar se os aspectos legais e as normas técnicas estão sendo cumpridas. Para que essas inspeções sejam de qualidade e consigam, de fato, alcançar seus objetivos, é importante que os servidores envolvidos sejam constantemente capacitados para o exercício de suas funções.

Técnicos do vigiagua estão empenhados também em desenvolver estratégias para atingir metas do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 que assegurem a melhoria de indicadores e ampliem a proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano. A finalidade é atender aos parâmetros e ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente e assegurar a proteção à saúde e o bem-estar da população. Entre estes indicadores está o que visa ampliar o número de inspeções sanitárias nos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas, passando de 100 para 3.187 ao ano, e a ampliação do percentual de inspeções sanitárias em Estações de Tratamento de Água, passando de 47% para 100% por ano.