Profissionais debatem qualificação das ações de saúde na escola

Foto tirada do alto do auditório mostra cinco participantes sentados atrás de uma mesa. O telão, atrás, mostra a imagem do brasão do estado e os dizeres Ministério Público/Estado do Rio Grande do Sul.
Profissionais de saúde e educadores estiveram reunidos no MP/RS - Foto: Divulgação SES/RS

Profissionais da educação e da rede básica de saúde de Porto Alegre, gestores das Coordenadorias Regionais de Saúde e controle social participaram de encontro para qualificar a gestão das escolas estaduais e municipais que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) na região da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Alegre. O evento, realizado nesta terça-feira (15), no Auditório do Ministério Público Estadual, teve por objetivo qualificar os educadores das secretarias Estadual (SEDUC) e Municipal (SMED) de Educação, bem como os profissionais da Rede Básica de Saúde de Porto Alegre para execução das ações pactuadas por intermédio da adesão ao PSE 2017/2018.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, salientou a importância da parceria das pastas da Saúde e da Educação como forma de assegurar a prevenção de doenças na população escolar e, com isso, garantir uma escola mais saudável e segura. Citou como exemplo o empenho do Estado em aumentar a cobertura vacinal contra o papiloma vírus humano (HPV) em adolescentes. Segundo o secretário, neste momento, a cobertura vacinal é considerada muito baixa no RS: pouco mais de 40% das meninas fizeram a segunda dose. Entre os meninos, a procura é menor ainda: apenas 15% receberam a primeira dose. Também destacou a vacina meningocócica C conjugada, introduzida no calendário vacinal de adolescentes entre 12 a 13 anos a partir deste ano. “A cooperação com os profissionais da educação é fundamental para conscientizarmos a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e para ampliarmos a cobertura vacinal nesta população”, disse Gabbardo.

No encontro, entre outros temas, também foram debatidas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção das violências e dos acidentes; verificação e atualização vacinal; direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/Aids.

O encontro também contou com a participação do secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer, do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, e do secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito.