PIM lança nota que orienta equipes sobre atuação em situações de emergência e desastre natural

A imagem mostra o logotipo do PIM. À esquerda, a gravura do pé de um bebê. À direita, está escrito Primeira Infância Melhor.

O Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) por meio da Divisão da Primeira Infância (DPI) lançou esta semana a Nota Informativa DAPPS/DPI nº 01/2024, fornecendo diretrizes essenciais para a atuação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) em cenários de emergência e desastre natural, em ações articuladas com a Atenção Primária à Saúde (APS).

Diante da situação de emergência atual, a atuação das equipes municipais do PIM deve articular-se com as ações da APS, priorizando o suporte às famílias com gestantes e crianças afetadas. O PIM é fundamental para apoiar as famílias neste momento.

A nota destaca a estruturação da rotina de trabalho das equipes municipais, considerando as necessidades elencadas pela gestão municipal e a atuação nos abrigos temporários, ressaltando a importância da atenção às condições de saúde e segurança de gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças abrigadas. Também aborda a oferta de espaços seguros e atividades lúdicas para as crianças e a atenção às famílias atendidas pelo PIM alojadas em domicílios ou que estão em locais de difícil acesso.

O documento disponibiliza ainda uma série de materiais de apoio, incluindo a Cartilha Atenção à Saúde Emocional de Crianças Afetadas por Situações de Emergência (2023), para orientar o trabalho das equipes em situações de emergência e desastre natural.