Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Nota Informativa sobre Antirretrovirais

Publicação:

Considerando as últimas notícias veiculadas na imprensa no estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde vem esclarecer com as seguintes informações :

O abastecimento dos medicamentos antirretrovirais é de responsabilidade do Governo Federal, cabendo aos estados realizar a distribuição aos seus serviços. Ocorre que desde o mês de abril, as remessas vem sendo entregues ao Estado de forma irregular e aquém do quantitativo necessário para garantir o atendimento dos 40.000 usuários cadastrados. Como exemplo, abaixo é apresentado o histórico de ressuprimento de três medicamentos atualmente em situação crítica no RS:

-
-


A equipe logística do estado e, principalmente os serviços, vem trabalhando exaustivamente com estratégias como: remanejamentos e fracionamento das dispensações no intuito de minimizar o impacto na terapia dos usuários. Por rotina, o estado mantém contato e registra as dificuldades enfrentadas ao DIAHV/MS. No entanto, esse não esclarece oficialmente a razão dos atrasos no envio dos medicamentos.

Por fim faz-se importante considerar que a partir do recebimento dos medicamentos no Estado ( município de Porto Alegre) damos início à logistíca de reabastecimento dos serviços das nossas Coordenadorias Regionais de Saúde (3ª e 19ª) e toda a Região Metropolitana e Capital, que é reabastecida diretamente pelo Almoxarifado Central , o qual compete o recebimento, armazenamento, separação e distribuição.

A nota é assinada pelo diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias e pela diretora substituta da Assistência Farmacêutica, Simone Amaral.

Secretaria da Saúde