Municípios da 18ª CRS aderem à Planificação da Atenção à Saúde

No fundo da imagem, a palestrante fala de pé, atrás de um púlpito. Do lado dela, alguns participantes assistem sentados atrás de uma mesa. A plateia assiste atenta e sentada.
Auditório recebeu público dos 23 municípios da 18ª CRS - Foto: Divulgação/ ACS

Municípios da 18ª CRS  aderem à Planificação da Atenção à Saúde

Todos os municípios da região de abrangência da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Osório, aderiram à Planificação da Atenção à Saúde em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (12), no Centro Universitário Cenecista. A Planificação é uma das principais estratégias da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) para efetivar o acesso dos usuários a serviços de saúde com maior qualidade e resolutividade. Está baseada no apoio à organização dos processos de trabalho, definições de fluxos na Rede de Atenção à Saúde e em pactuações para melhores resultados. A 4ª CRS, com sede em Santa Maria foi a primeira região que aderiu ao projeto.

"A escolha do litoral para a segunda experiência da Planificação no Estado, depois de Santa Maria, constitui-se em desafio, especialmente pela sazonalidade e aumento populacional nos meses de verão", disse o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, este será o início de um processo para reorganizar o cuidado à saúde da população e implementar medidas de intervenção e qualificação dos serviços a partir da atenção primária."Aproveito para parabenizar e agradecer a totalidade dos 23 municípios do Litoral que abraçaram este desafio com o Estado", concluiu Gabbardo.

O consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Eugênio Vilaça Mendes, abordou o tema “Planificação da Atenção à Saúde: gestão e organização das redes”. Ele destacou  doenças crônicas, como o diabetes, asma e a hipertensão arterial, como importantes no processo de planificação." Temos que atuar firmemente na prevenção destes  agravos à saúde, no diagnóstico precoce e na estabilização do quadro por meio de tratamentos adequados". Ele destaca que, com isso, se reduz consideravelmente complicações e internações hospitalares. Destaca ainda a importância do estímulo ao autocuidado e o trabalho interdisciplinar das equipes de saúde.

Participaram da cerimônia o secretário executivo de Conass, Jurandi Frutuoso, o vice prefeito de Osório, Eduardo Renda, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral, Norte, Cilon Silveira, o coordenador da 18ª CRS, Cláudio Paranhos. Contou ainda com a presença do secretário adjunto da  SES/RS,  Francisco Paz, diretor do Departamento de Ações em Saúde, Elson Farias, e outras autoridades estaduais, municipais, representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e dos conselhos estadual e municipais de Saúde.

Na segunda-feira (11), às 14 horas, técnicos da SES/RS, da 18ª CRS e consultores do CONASS realizaram visita ao Ambulatório de Gestante de Alto Risco do Hospital de Tramandaí. O objetivo foi apresentar as ações e a proposta de trabalho da Planificação da Atenção à Saúde e propor oficinas que propiciem a integração da atenção básica à atenção ambulatorial especializada voltada a gestante de alto risco.

Um participante fala com um microfone na mão sentado atrás de uma mesa. Outros participantes, em torno dele, assistem.
Saiba mais sobre a Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde tem por finalidade contribuir na resposta às necessidades de saúde da população de forma eficiente e resolutiva. Suas ações estimulam a construção coletiva de conhecimentos, permitindo o compartilhamento de conceitos e ferramentas que instrumentalizam a qualificação do processo de trabalho das equipes de saúde. Busca ainda estabelecer uma rede efetiva de cuidado entre os níveis de atenção primário, secundário e terciário.

No Estado do Rio Grande do Sul, esse processo vem sendo desenvolvido pela SES/RS em parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Por meio da organização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, da definição de fluxos na Rede de Atenção à Saúde e de pactuações que assegurem maior resolutividade no atendimento ao usuário.

A iniciativa começou no Rio Grande do Sul, em 2015, através da Planificação da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada na Rede Materno Infantil, nas regiões de saúde 01 e 02, pertencentes a 4ª CRS, com sede em Santa Maria.