Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Multivacinação de Adolescentes inclui imunização contra o HPV

Publicação:

Erno e Gabbardo, ao fundo, são vistos através da tela de um telefone celular.
As informações foram prestadas pelos secretários da saúde do Estado e da Capital - Foto: Divulgação SES/RS

Foi lançada nesta segunda-feira, (21), a Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes. As ações serão realizadas até 25 de agosto, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Secretaria Estadual da Educação. Serão ministradas as vacinas contra o HPV, Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola - SCR e Meningocócica C, previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que o principal objetivo é colocar em dia a vacinação dos adolescentes. "É  importante que a população nessa faixa-etária compareça aos postos de saúde portando suas cadernetas de vacinação", frisou. Segundo ele, a meta é vacinar cerca de 600 mil jovens e adolescentes até o o final deste ano no Rio Grande no Sul.

Com relação à vacina contra o HPV, serão imunizados meninos de 11 a menores de 15 anos e meninas de 9 a menores de 15 anos, com duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada 6 meses depois da primeira.

A novidade é que o Ministério da Saúde anunciou a ampliação, de forma excepcional, que nos meses de agosto e setembro,  jovens adultos de 15 a 26 anos também recebam a  vacina contra o HPV que será aplicada  em três doses.

Gabbardo garantiu que a vacina contra o HPV é segura e só não é recomendável para gestantes. Ele informou que o vírus fica no organismo e se manifesta décadas depois, podendo gerar câncer de colo de útero, pênis, vagina. " Ao autorizar a vacina os pais estarão protegendo seus filhos de terem câncer daqui a 30 anos", enfatizou o secretário.

As informações foram prestadas na tarde desta segunda-feira, (21), pelos secretários da saúde do Estado,  João Gabbardo dos Reis e da Capital, Erno Harzheim,  no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. 

Arquivo PDF com a apresentação feita pelo Secretário Gabbardo sobre a Vacina do HPV (.pdf 62,38 KBytes)

Secretaria da Saúde