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29 de Setembro de 2016, 01:57


Saúde e Você

SAMU

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.  

Ao ligar para o número 192, você estará ligando para uma Central de Regulação de Emergências Médicas que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone através de telemedicina. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. Em outras, a intervenção da equipe se faz necessária. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde quer que ele esteja, através de diferentes meios de socorro. A equipe presta atendimento já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo a possibilidade de sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do paciente. 

Nos últimos cinco anos (de 2008 a 2013), as equipes do SAMU já salvaram mais de um milhão de vidas no Rio Grande do Sul.

 

Quando chamar o SAMU?  

Como funciona a regulação do SAMU? 

Municípios com base do SAMU 

Estrutura e financiamento por tipo de unidade

Legislação

Informações para gestores e equipes do SAMU


Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501 - 6º andar - Porto Alegre

Horário de Atendimento: 8h30min às 12h e 13h30min às 18h

E-mail: | Fone: (51) 3288-5800

SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE

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