Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Isolados pela enchente, pacientes de Estrela e Candelária são transferidos de ambulância e helicóptero

Publicação:

Helicópetero   Candelária 2
Os pacientes de Candelária foram levados de helicóptero devido ao isolamento do município - Foto: Divulgação/SES

Isolados pela enchente dos últimos dias, 12 pacientes que estavam internados na UTI do Hospital Estrela, no Vale do Taquari, foram transferidos na quarta-feira (1º) para unidades de Porto Alegre e de Lajeado. A transferência foi coordenada pelo Departamento de Regulação Estadual da Secretaria da Saúde.

Dos pacientes transferidos, cinco  estavam internados na UTI adulto e foram transportados em ambulâncias contratadas pela Secretaria da Saúde para o Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, da Rede de Saúde Divina Providência, a mesma gestora do Hospital Estrela. Para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, foram levados outros dois pacientes da UTI adulto, dois da UTI pediátrica e três da UTI neonatal.  

Nesta quinta-feira  (2), outros dez pacientes de hemodiálise do Hospital de Candelária foram levados de helicóptero para prosseguir o tratamento em Santa Cruz do Sul. Ambos os municípios ficam no Vale do Rio Pardo. 

A transferência, realizada pela empresa Uniair, especializada em transporte aeromédico, também foi coordenada pelo Departamento de Regulação Estadual, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde. Devido ao isolamento de Candelária, sem acesso a Santa Cruz, município de referência em hemodiálise na região,  foi necessário o transporte aéreo.  Em Santa Cruz do Sul, eles foram alojados na Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot).



Secretaria da Saúde