Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

HPV - Papilomavírus humano

HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus - HPV). Eles são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é usada na prevenção do câncer de colo do útero.

Em 2017, integram o público-alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. O esquema vacinal é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.

A vacina também é ofertada para pessoas de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Nesse caso, é necessário apresentar prescrição médica, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses).

A imunização tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa a proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Secretaria da Saúde