Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 2460 - Porto Alegre/RS

Telefones: (51) 3240.1300 (geral) ; 3204.1341; 3240.1331

E-mail: hpsp@saude.rs.gov.br

Referência para 88 municípios da Região Metropolitana (aproximadamente cinco milhões de pessoas) em Saúde Mental.

Serviços:

• Unidade para dependência química;
  • Unidades para pacientes agudos;
  • Centro Integrado de Atenção Psicossocial - Infância e Adolescência (CIAPS);
  • Serviço de emergências psiquiátricas;
  • Unidade de observação;
  • Centro de Reabilitação;
  • Ambulatório especializado em saúde mental, com programas de atendimento para as principais patologias mentais.
  • Residência em Psiquiatra e Residência Multidisciplinar em Saúde Mental. Hoje, o hospital tem em torno de 200 alunos de graduação e pós-graduação através de convênios de ensino e treinamento com as principais Universidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Breve histórico:

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, nomeado Hospício São Pedro em homenagem ao padroeiro da Província, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro. Fundado em 13 de maio de 1874, foi inaugurado somente dez anos após, no dia 29 de junho, data consagrada a São Pedro. Foi o sexto asilo/hospício de alienados durante o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889).

Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado Hospital São Pedro até 1961, quando então assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Neste momento, a instituição, cuja missão sempre foi a de cuidar do doente mental e a de formar recursos humanos para esta finalidade, passa por uma profunda transformação, também em consequência da Reforma Psiquiátrica. O Hospital é referência para 88 municípios da região metropolitana (aproximadamente cinco milhões de pessoas).