Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Fortalecimento da Atenção Básica é tema de encontro

Publicação:

Secretário Francisco Paz discursa com microfone na mão, do lado de outros três homens. Todos estão sentados atrás de uma mesa.
Secretário Francisco Paz ressaltou que a Atenção Básica é uma das prioridades da gestão - Foto: Divulgação/SES

Profissionais de saúde e gestores de municípios e Coordenadorias Regionais de Saúde participam, nesta terça (15) e quarta-feira (16), do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. Realizado no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o evento tratou de temas como a Política Nacional de Atenção Básica, integração com a Vigilância em Saúde e Sistemas de Informação. O objetivo da atividade é construir uma agenda coletiva de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Primária resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde.

Durante a mesa de abertura, o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alan de Souza, destacou os avanços da Atenção Primária nos últimos anos, como a qualificação da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde e o aumento do número de profissionais médicos. "Mas também temos muitos desafios para tornar a Atenção Básica acessível, acolhedora e efetiva, como a necessidade de ampliar os recursos financeiros, por exemplo", declarou.

O secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, ressaltou que a Atenção Básica é uma das prioridades da atual gestão, citando como exemplo as Planificações da Atenção Primária já realizadas na 4ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde. "Nessas planificações, discutimos os processos de trabalho com os profissionais de saúde e reorganizamos toda a Rede de Atenção à Saúde dessas regiões", explicou. Nesse processo, o papel da Atenção Primária é fundamental. "A eficiência da Atenção Básica melhora o desempenho de todo o sistema, inclusive da Atenção Hospitalar", afirmou o secretário.

Lançamento da Teleconsultoria via 0800 para profissionais

Durante o encontro, foi anunciada a retomada do atendimento de teleconsultoria para todo o país, por meio do número 0800 644 6453. A partir desta terça-feira (15), profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país podem utilizar a teleconsultoria. O serviço oferece consultorias clínicas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas em evidências científicas, reduzindo o encaminhamento a especialistas e aumentando a resolutividade da Atenção Primária.

As dúvidas dos profissionais são respondidas em tempo real, por especialistas, sem necessidade de agendamento prévio. O serviço pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, para tirar dúvidas sobre processos de trabalho, procedimentos administrativos, encaminhamentos para especialistas, vacinação, medicação, dentre outras. A teleconsultoria é uma parceria do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde com o TelessaúdeRS/UFRGS.

Secretaria da Saúde