Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estudantes da UFN poderão fazer residência no Hospital Regional de Santa Maria

Publicação:

Assinatura Convênio Universitário3
A secretária da Saúde assinou o convênio como testemunha do ato - Foto: Marcelo Bernardes/ SES

Representantes da Universidade Franciscana (UFN) e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), gestora do Hospital Regional de Santa Maria, assinaram nesta segunda-feira (29) convênio para a cooperação técnico científica e a formação de recursos humanos. O evento, realizado online, teve a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann,  da reitora da UFN, Irani Rupolo, e do diretor presidente do hospital, Marne de Freitas Gomes. 

Pelo convênio, estudantes dos cursos de graduação na área de ciências da saúde da UFN poderão realizar a formação em residência médica no hospital, que pertence ao Governo do Estado e tem gestão da FUC. Cada aluno será acompanhado durante o estágio por um professor-orientador e um supervisor preceptor, que possuem vínculo com as duas instituições. 

Já o Hospital Regional de Santa Maria deverá oferecer aos estudantes condições, como instalações, equipamentos e equipe profissional, para as atividades práticas que sejam desenvolvidos os conhecimentos teóricos e práticos durante as atividades. O convênio tem um prazo de dois anos e pode ser prorrogado. 

“Abrigar uma residência em um hospital como o Regional de Santa Maria, é sempre uma oportunidade de troca de saberes”, disse Arita Bergmann. Ela lembrou de sua experiência como professora para destacar os ganhos para a universidade: “Os alunos nos ajudam no processo de reflexão e questionamento e de procurar trazer novas tecnologias. A instituição pode crescer e revisar alguns fluxos de trabalho”.

“Acreditamos que a universidade precisa de ambientes profissionais para a qualidade acadêmica se tornar melhor”, reforçou a reitora Irani Rupolo. “Ganha o Estado por contar com instituições mais qualificadas e as instituições, não só pela formação e experiência profissional dos futuros médicos como na gestão. Para a UFN, é mais um espaço para a promoção de crescimento, como parceiro na formação de médicos. A sociedade é que mais vai ganhar”. 

Já o diretor presidente do hospital destacou a perspectiva de melhora para a instituição. “Praticar a assistência médica e ao mesmo tempo ensinar é muito mais estimulante, mas também muito mais fácil. As ações daquele que ensina junto com aquele que aprende dão um resultado muito melhor”, disse Marne de Freitas Gomes.

Secretaria da Saúde