Estado entrega 10 novos leitos de UTI para o Hospital Santa Terezinha, em Erechim

A Secretária Arita, o Governador Ranolfo e mais algumas pessoas cortam a fita no hospital.
Secretária e governador inauguram 10 novos leitos de UTI em Erechim - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Depois de cumprir agenda em Passo Fundo, nesta quarta-feira (22/6), o governador Ranolfo Vieira Júnior seguiu para Erechim, também na região norte, para participar da cerimônia de inauguração dos 10 novos leitos para a UTI adulto da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, acompanhou a entrega.

Para a UTI, foram aportados R$ 3,5 milhões em recursos do Estado, por meio do programa Avançar, destinados à aquisição de equipamentos e também à qualificação da estrutura. No total, o Hospital recebeu R$ 6,5 milhões do Avançar para investimentos também nas áreas de banco de leite, hemodiálise, laboratório, UTI neonatal e pediátrica, centro de obstetrícia e outras reformas para otimizar o atendimento à população.

O governador destacou a importância da entrega para a região. “Os novos leitos e as melhorias vão atender não somente a população de Erechim, mas de toda a região para a qual o hospital é referência. Quando assumimos o governo, em 2019, em uma situação de profunda crise fiscal, o Estado devia mais de R$ 1 bilhão para hospitais e municípios na área da saúde. Hoje, depois de uma agenda de reformas que promoveu o ajuste de contas, temos os repasses em dia e ainda conseguimos investir, somente na área da saúde, mais de meio milhão de reais e fazer entregas como essa de hoje. É a virada de jogo que o Rio Grande do Sul vive”, disse.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que o Avançar já mostra resultados concretos e está mudando a realidade da saúde no Estado. "Estamos vendo a ação concreta de investimentos em um hospital público municipal de importância regional. Estamos aqui para celebrar a entrega desses 10 leitos que estarão na regulação estadual servindo a todo o Estado do Rio Grande do Sul pois, quando se trata de urgência e emergência, encaminha o paciente para onde há possibilidade de acesso. Sabemos que esta instituição fará de tudo para investir nas pessoas e salvar vidas”, disse.

Conforme o contrato anual da instituição com o governo do Estado, os valores repassados para a instituição aumentaram, por meio do programa Assistir, de R$ 19,5 milhões para R$ 22,1 milhões. O incremento inclui incentivos para especialidades como cardiologia, maternidade, traumato-ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cirurgia geral e outras.

Texto: Thamíris Mondin e Marília Bissigo/ Ascom SES

Edição: Christianne Schmitt/Secom