Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado distribui vacinas para iniciar dose de reforço de idosos em lares

Publicação:

Uma profissional de saúde mostra um frasco de vacina.
Objetivo da mobilização é chegar aos 90% com a vacinação completa, limiar que permite relaxar restrições - Foto: Cristine Rochol /PMPA

Com a distribuição das doses de vacinas contra a covid-19 que chegaram ao Estado na manhã desta quinta-feira (9/9), os municípios poderão iniciar a dose de reforço nos moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) maiores de 60 anos. Para esse público, serão distribuídas 45 mil doses da vacina Pfizer. “Os idosos em lares foram o público escolhido para ser priorizado agora por ser o mais vulnerável às consequências da doença e por morarem em um local de mais fácil disseminação do vírus”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Todos os idosos residentes de ILPIs e que já completaram o esquema vacinal básico (duas doses ou dose única, dependendo da fabricante) há, no mínimo, seis meses poderão receber o reforço. A dose extra para idosos foi recomendada pelo Ministério da Saúde, para que ocorra no segundo quinzena de setembro.

Recebimento e distribuição das doses
O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (9/9), 101.200 doses Coronavac e 59.670 doses Pfizer. Metade das Coronavac serão destinadas à primeira dose (D1) e metade à segunda dose (D2). Já as Pfizer serão todas destinadas a D1.

As Pfizer restantes do quantitativo destinado aos idosos serão distribuídas junto às Coronavac aos municípios que ainda não alcançaram a meta da campanha e ainda possuem população a ser vacinada com primeira dose. A distribuição da Secretaria da Saúde às 18 Coordenadorias Regionais está programada para sexta-feira (10/9). Também serão entregues na mesma oportunidade 38.960 doses de Coronavac e 61.992 doses de Pfizer para segunda dose (D2).

Veja a planilha de dose de vacinas por municípios (D1)

Veja a planilha de dose de vacinas por municípios (Pfizer D2)

Veja a planilha de dose de vacinas por municípios (Coronavac D2)

00:00:00/00:00:00

Estado distribui vacinas para iniciar dose de reforço de idosos em lares

Secretária da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, e da chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri, anuncia a vacinação de reforço para idosos residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a partir da distribuição da próxima remessa de vacinas da Pfizer. Crédito: Secretaria da Saúde RS

Secretaria da Saúde