Encontro de sensibilização reúne gestores municipais para adesão ao PIM e ao Criança Feliz

Francisco Paz discursa de pé com o microfone na mão, atrás de uma mesa. Do lado, duas mulheres sentadas. A plateia, atenta, observa.
Francisco Paz participou da abertura do evento - Foto: Divulgação SES/RS

O programa Primeira Infância Melhor (PIM)e a Secretaria da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), promoveram um encontro de sensibilização com os gestores municipais para adesão ao PIM e ao Programa Criança Feliz do governo Federal.

Cerca de 30 municípios participaram do evento no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O prazo de adesão no Ministério do Desenvolvimento Social ao Programa Criança Feliz é dia 30 de junho.

O secretário Francisco Paz (Saúde) disse que considera importante o esforço para ampliar a cobertura dos dois programas. "Para obtermos resultados mas palpáveis no desenvolvimento das nossas crianças, é importante a adesão dos municípios", frisou. Para a secretária Maria Helena Sartori (SDSTJDH), a intersetorialidade é fundamental para a qualidade do atendimento. "Isto otimiza recursos, dá resultados", acrescentou.

A coordenadora do PIM, Gisele Mariuse da Silva, explicou que o Criança Feliz veio para agregar. "Tem a mesma estratégia de visitadores que atendem de forma integral, com enfoque no desenvolvimento da criança, dando apoio às famílias e suas necessidades". Segundo ela, cada visita domiciliar tem duração de 40 minutos a 1 hora e os visitadores recebem capacitações constantes. "Existe um plano singular de atendimento para cada família o que resulta num olhar qualificado do visitador", finaliza.