Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Documentário Infância Falada será apresentado na segunda edição do projeto Cine Debate

Publicação:

A Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre, vai receber a segunda edição do Cine Debate: Primeira Infância em Foco com a apresentação do filme Infância falada, no dia 19/6, às 13h30. O evento é Promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde(SES), Departamento de Ações em Saúde (DAS), Primeira Infância Melhor (PIM) e Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS.


Após a apresentação, haverá debate sobre o tema com a participação do professor Hermílio Santos e Luciane Pujol, psicóloga do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). 


As inscrições são gratuitas e limitadas a 74 participantes e podem ser realizadas no site Inscrições para o cine debate primeira infância em foco. O público prioritário são as equipes municipais do PIM, estudantes e trabalhadores da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

 O documentário Infância Falada, dirigido por Hermilio Santos e Kamila Almeida, foi produzido pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais (Caes) da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em parceria com a produtora porto-alegrense Conta pra Mim Filmes. Mostra experiências bem-sucedidas em projetos sociais que envolvem crianças, principalmente em  comunidades assoladas pela violência.

O filme foi exibido em Viena, na Áustria, durante 3º Fórum da Associação Internacional de Sociologia e surgiu a partir de um mapeamento dos impactos da violência sobre crianças de zero a oito anos, realizado entre 2012 e 2014 em 15 favelas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Recife. Mas, diferentemente da pesquisa, que salientou o violento cotidiano das comunidades pobres, o filme tem foco em soluções criativas para a socialização das crianças, apontando caminhos para que, desde cedo, permaneçam distantes das más influências e, por consequência, longe do crime.

Além das três capitais, os produtores também buscaram iniciativas positivas nas cidades de Araçuaí (MG) e Nova Olinda (CE). Financiado pela Bernard van Leer Foundation, da Holanda, Infância Falada conta com versões em inglês, alemão e português.

Secretaria da Saúde