Doadores e mobilizadores são homenageados na abertura da Semana do Doador de Sangue

Secretário Paz discursa de pé ao ar livre. Quatro pessoas (três mulheres e um homem) estão à sua esquerda.
Secretário adjunto estadual da Saúde, Francisco Paz, destacou a necessidade de mobilização para manter os estoques do Hemocentro - Foto: Divulgação/SES

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e a Hemorrede Pública Estadual  homenagearam, nesta segunda-feira (20), doadores de sangue regulares, além de empresas e lideranças comunitárias que mobilizam grupos de doadores. A solenidade marcou a abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada entre 20 e 25 de novembro, que tem como objetivo ressaltar a importância da regularidade da doação.

Os doadores homenageados já doaram mais de trinta vezes no total e, ao menos, em uma oportunidade neste ano. Representando os homenageados, o presidente do Grupo de Doadores Voluntários de Sangue de Butiá e Região Carbonífera, Manoel Rosa, destacou a satisfação de ajudar a mobilizar doadores, tendo em vista a grande necessidade do Hemorgs. A diretora da Hemorrede, Helena Cunha, ressaltou que o principal desafio é promover a cultura da doação voluntária e regular. "A Semana do Doador é o momento em que retribuímos aos doadores o que eles fazem pela Hemorrede durante todo o ano", afirmou. "Também queremos agradecer aos nossos parceiros nessa Semana do Doador, que são as empresas Charlie Brownie, São Paulo Sul Flores e Senac", completou.

Já o secretário estadual adjunto da Saúde, Francisco Paz, destacou a necessidade de mobilização para manter os estoques do Hemocentro. "Doar sangue é um ato generoso e necessário para salvar vidas", concluiu.

Paz entrega o certificado pra uma mulher. Atrás deles, um homem entre duas mulheres. Todos estão de pé na parte externa do Hemocentro.
Doadores de sangue regulares foram homenageados - Foto: Divulgação/SES

Outras ações da Semana Nacional do Doador de Sangue

Ao longo da semana, estão programadas outras atividades. Uma delas é a campanha da rede de farmácias Panvel com o aplicativo de transporte Cabify, que incentiva a doação de sangue no Hemorgs. De hoje (20) até sexta-feira (24), o Hemocentro recebe os doadores voluntários que se cadastraram na ação e a Cabify disponibiliza corridas gratuitas para levar e buscar todos os participantes.

Já na quinta (23) e sexta-feira (24), a Hemorrede do Estado e a Liga do Sangue da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) promovem o I Ciclo de Palestras da Hemorrede do RS e II Jornada da Liga do Sangue. Durante o evento, profissionais de diversos serviços hemoterápicos e acadêmicos debaterão temas que compreendem o ciclo do sangue, como controle de qualidade, estratégias de fidelização de doadores, sorologia e doação de medula óssea. Inscrições pelo link https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/674.

Para encerrar a Semana, o Hemorgs estará aberto, excepcionalmente, no sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. Neste dia, das 8h às 11h30, a população pode se dirigir ao Hemocentro, localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre, para doar.

Confira, nos links ao lado, os requisitos para ser um doador e os endereços e horários dos hemocentros da Hemorrede Pública Estadual.