Doadores de sangue e empresas parceiras recebem homenagens da Saúde do Estado

Secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz, em pé, ao lado de uma pessoa com fantasia de boneco em forma de gota de sangue, junto com doadores de sangue homenageados.
Doadores de sangue e empresas parceiras receberam homenagem no Hemocentro. - Foto: Divulgação SES

Marcando o início da Semana do Doador de Sangue, nesta segunda-feira, 19, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da direção do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), realizou a entrega de certificados a doadores voluntários frequentes e a empresas parceiras que incentivam e organizam grupos de doação. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, da coordenadora do Hemorgs, Maristela Teixeira, da diretora da Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul, Helena Cunha, além de funcionários, doadores e representantes das empresas homenageadas.

Francisco Paz ressaltou a importância da doação. “Esses atos voluntariosos são indispensáveis ao funcionamento da nossa sociedade. Agradecemos ao espírito de solidariedade, desprendimento e cidadania”, disse o secretário.
A semana em alusão aos doadores culmina com o Dia do Doador Voluntário de Sangue, no domingo, 25.

De acordo com a diretora da Hemorrede, Helena Cunha, os Hemocentros estaduais recebem cerca de 50 mil doações por ano e distribuem esses insumos para mais de 150 hospitais.

Para doar sangue é preciso:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas.

Impendimentos temporários:
- Gripe ou febre;
- Gestantes ou mães que amamentam bebes com menos de 12 meses;
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
- Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
- Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).
Impedimentos definitivos:
- Doença de Chagas;
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV;
- Uso de drogas injetáveis.

Onde doar:
Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul – Av. Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre
Hemocentro Regional de Alegrete - Rua General Sampaio, 10, Alegrete
Hemocentro Regional de Caxias do Sul - Rua Ernesto Alves, 2260, Caxias do Sul
Hemocentro Regional de Cruz Alta - Rua Barão do Rio Branco, 1445, Cruz Alta
Hemocentro Regional de Passo Fundo - Av. Sete de Setembro, 1055, Passo Fundo
Hemocentro Regional de Pelotas - Av. Bento Gonçalves, 4569, Pelotas
Hemocentro Regional de Santa Maria - Alameda Santiago do Chile, 35, Santa Maria
Hemocentro Regional de Santa Rosa - Rua Boa Vista, 401, Santa Rosa
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rua São Manoel, 543, Porto Alegre
Hospital Nossa Senhora da Conceição - Av. Francisco Trein, 596, Porto Alegre

Mais informações sobre doação de sangue.