Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Cuidados ao consumir sucos, batidas e saladas de frutas

O verão é um período em que aumenta o consumo de sucos, saladas de frutas, caldo de cana, batidas, polpas de açaí, água de coco e similares à base de frutas e vegetais. São muito importantes os cuidados que devem ser tomados no preparo desses alimentos, pois podem ocorrer contaminações por bactérias e parasitas patogênicos que podem causar desde gastroenterites até enfermidades mais graves como mal de chagas quando da ingestão do caldo de cana e do açaí.

Alguns cuidados importantes devem ser observados:

  •  O local de preparo desses alimentos deve ser limpo e protegido do acesso de insetos.
  • A água utilizada na higienização dos equipamentos, na higiene das mãos do manipulador e como ingrediente na elaboração do alimento deve ser potável. Onde não houver acesso à água corrente, essa deve ser transportada e armazenada em recipiente apropriado, de fácil limpeza e fechado.
  • O gelo utilizado deve ser fabricado com água potável e em estabelecimento licenciado pela vigilância sanitária. No uso doméstico o gelo deve ser elaborado com água potável.
  • Os vegetais utilizados no preparo de sucos, saladas e similares devem ser higienizados adequadamente para a eliminação dos contaminantes.
  • Antes da utilização de polpas industrializadas, deve ser feita a limpeza das embalagens.
  • No caso do açaí, a polpa utilizada deve ser pasteurizada e fornecida por indústria com registro no Ministério da Agricultura.
  • No caso do caldo de cana, muito consumido nessa época, além dos cuidados com a higienização e seleção da cana de açúcar, que deve estar limpa e livre de sujeiras e insetos, outros cuidados devem ser tomados com a máquina de fazer o caldo para evitar as contaminações por agentes transmissores de doenças, como da Doença de Chagas.
  • Os locais que comercializam esses alimentos devem possuir alvará sanitário fornecido pelas vigilâncias sanitárias municipais.
Secretaria da Saúde