Seja Bem-vindo.

24 de Março de 2017, 09:05


Página inicial > Notícias  >  Protocolo propõe ações e atendimento em Saúde Mental b...

Comunicação

Publicação:  04/01/2017

Protocolo propõe ações e atendimento em Saúde Mental baseado em evidências científicas

Reunião foi realizada no Inscer PUCRS
Reunião foi realizada no Inscer PUCRS - Foto: Angela Fernandes

O coordenador da Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Coronel, e o diretor do Instituto do Cérebro (Inscer) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Jaderson Costa da Costa, estiveram reunidos para tratar de um protocolo de intenções entre as instituições, nesta quarta-feira (4). O objetivo é estabelecer evidências científicas que qualifiquem os serviços e ações voltadas ao cuidado em Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Estado.

Coronel destacou que fatores como depressões graves, consumo abusivo de álcool e outras drogas e a violência associada a agravos em saúde mental, ou a que gera transtornos mentais e comportamentais, desafiam a área de saúde. Segundo ele, a meta é prevenir que estes agravos se tornem crônicos ou incapacitantes. “O protocolo de intenções prevê também a capacitação da rede de atendimento visando a potencializar a capacidade terapêutica e de recuperação das pessoas adoecidas. Queremos, com isso, aumentar a resolutividade das ações”.

O diretor do Inscer avalia que as questões de Saúde Mental representam um alto custo financeiro e social ao país, pois são doenças crônicas que atingem jovens no auge da vida produtiva. A partir do protocolo de intenções as duas instituições assegurarão a integralidade da atenção e necessidades do usuário de saúde mental, adequada as melhores práticas terapêuticas adotadas no mundo e descritas em pesquisas científicas. “Por meio de evidências científicas, vamos garantir promoção de qualidade de vida e recuperação da saúde dos pacientes”, conclui Luiz coronel. O psiquiatra do Inscer, Pedro Antônio Schimidt do Prado Lima, também participou da reunião.


Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501 - 6º andar - Porto Alegre

Horário de Atendimento: 8h30min às 12h e 13h30min às 18h

E-mail: | Fone: (51) 3288-5800

SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE

Desenvolvido pela Procergs | Termos de uso