Conferência Estadual de Saúde Mental será online este ano

A imagem mostra o cartaz do evento com um desenho com peixes no rio e pássaros.
Entre outros temas, o evento debaterá as tentativas de mudar a política antimanicomial - Foto: Associação Construção

Com o avanço da variante ômicron, a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental será realizada online este ano. A decisão foi tomada pela comissão organizadora do evento, marcado para os dias 8, 9 e 10 de abril e que terá o tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado e liberdade rumo a avanços e garantias do serviço da atenção psicossocial no SUS”.

Também há a orientação para que as conferências municipais sejam realizadas pela internet. Além de apontar os delegados para atuar junto ao Conselho Estadual de Saúde, nos municípios, serão reunidas propostas para a melhoria do cuidado à saúde mental que serão apresentadas à conferência estadual. O prazo final para o recebimento dos documentos pela comissão organizadora é  às 12h do dia 15 de março.

Realizada pela última vez em 2010, a Conferência Estadual de Saúde Mental retoma a defesa dos princípios básicos da política antimanicomial. Mesmo 21 anos depois da reforma psiquiátrica de 2001, que levou ao fechamento gradual de manicômios e hospícios país afora, ainda ocorrem tentativas de mudar as políticas introduzidas a partir de então, justificando a mobilização pelo cuidado com liberdade.

“Um dos princípios básicos do SUS (Sistema Único de Saúde) é a participação da comunidade na definição de políticas públicas”, lembrou Claudio Augustin, presidente do Conselho Estadual de Saúde. “As conferências municipais são o espaço privilegiado para discutirmos a situação de saúde em cada território e propor alternativas para as políticas públicas resolverem os problemas que temos na saúde”.